Director: Lázaro Manhiça

O governo a nível da província de Nampula projecta disponibilizar, este ano, mais água potável para cerca de meio milhão de habitantes, elevando a taxa de cobertura dos actuais 48,5 para 53,4 por cento.

A informação foi partilhada ontem, em Nampula, pelo governador da província mais populosa do país, Manuel Rodrigues, durante a III sessão ordinária do Conselho Executivo local, alargada aos administradores dos 23 distritos.

Nampula tem uma população estimada em 6,1 milhões de habitantes, sendo 51,4 por cento mulheres.

“Para 2020, destaque vai para a construção de 260 furos de água, reabilitação de 250 fontes e construção de 21 pequenos sistemas de abastecimento de água para beneficiar 425 mil pessoas, o que poderá elevar a taxa de cobertura dos actuais 48,5 para 53,4 por cento”, revelou o governador, segundo a AIM.

Quanto à produção global, Nampula deverá registar um aumento na ordem de 5,9 por cento, ao passar dos 91.767,35 milhões de meticais, em 2019, para 97.159,59 milhões de meticais no presente ano.

Nas áreas de produção de alimentos e culturas de rendimento prevê-se um crescimento de perto de três por cento.

“Os níveis de produção e produtividade agrícolas também vão crescer, passando das actuais 10.470,94, para 10.732,02 toneladas de produtos diversos, o que irá representar uma contribuição de 55,1 por cento na produção global da província, prevendo-se comercializar um total de 4.547,83 toneladas de produtos diversos”, adiantou.

Noutras áreas, reputadas de importantes pelo governador provincial, destaque vai para os transportes e comunicações e indústria transformadora.

“Nos transportes e comunicações teremos uma contribuição de 17 por cento, resultante do incremento do transporte ferroviário e aéreo de carga e de passageiros. Na indústria transformadora, o peso será de 15,6 por cento, em resultado da implementação do plano operacional de comercialização agrícola”, apontou.

Segundo o governante, a expectativa é que Nampula atinja um crescimento de pouco mais de oito por cento.

“Espera-se que em 2020 seja alcançado um montante de 18.582,09 milhões de meticais de receitas, com um crescimento de 8.9 por cento. No global, o orçamento de investimento dos sectores provinciais será de 114.692,53 mil meticais”, anotou.

Manuel Rodrigues falou igualmente da necessidade de se melhorar a colheita de receitas a nível provincial e distrital.

“Para a melhoria da qualidade de vida da nossa população, rumo ao bem-estar social e económico, atenção especial deve ser dada à capacidade de colecta de receitas. Parte significativa das nossas acções deve ser financiada por receitas locais”, alertou.

O governador justificou a presença de todos os administradores distritais na sessão do Conselho Executivo Provincial, sublinhando que “as acções prescritas nos planos terão lugar nos distritos, entanto que unidades territoriais onde reside a nossa população, o nosso grupo-alvo”.

No Conselho Executivo Provincial foi apresentada a versão final do plano nacional de desenvolvimento territorial, feita por técnicos do Ministério da Terra e Ambiente.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction