Director: Lázaro Manhiça

A SELECÇÃO Nacional de Futebol de Sub-20, “Mambinhas”, desembarcou na manhã de ontem em Nouakchott, capital da Mauritânia, e ainda na noite do mesmo dia, pelas 18.00 horas locais (20.00h em Moçambique), Dário Monteiro não teve mãos a medir, submetendo os seus pupilos ao primeiro treino, decorrido no sintético do Stade Olimpyque Nouakchott.

Dário Monteiro e seus adjuntos têm razões mais do que suficientes para não desperdiçar tempo, pois a 22.ª edição do Campeonato Africano das Nações está à porta, devendo arrancar este domingo, dia 14 de Fevereiro, com término previsto para o dia 6 de Março. A três dias do início da competição, Moçambique entra para a última fase de preparação em solo mauritano, após um estágio pré-competitivo nas províncias de Tete (vila de Songo), Nampula e Maputo.

Fundamentalmente, o dia de ontem serviu para os pupilos de Dário Monteiro fazerem o reconhecimento do piso do Stade Olimpyque Nouakchotte aliviarem o cansaço derivado da fastidiosa viagem que teve várias escalas, designadamente Joanesburgo (África do Sul), Doha (Qatar) e Casablanca (Marrocos).

À sua chegada a Casablanca, os “Mambinhas” realizaram mais um exame de despiste do novo coronavírus, tendo todos testado negativo, notícia que agradou à equipa técnica e não só, depois do susto verificado em Maputo, quando três dos 25 atletas acusaram positivo. Ainda assim, a equipa médica, liderada por Dr. Mussa Mamudo Calu, tem sido rigorosa nas medidas de prevenção para evitar contaminações.

Moçambique foi a segunda selecção a desembarcar na capital da Mauritânia, na madrugada de ontem, depois da sua congénere da Namíbia. Curiosamente, os representantes da África Austral, ambos estreantes e que disputaram a final da COSAFA no ano passado, tendo Moçambique triunfado por 1-0, são os únicos países dos 12 participantes que já estão presentes na Mauritânia, sem contar, obviamente, com a selecção anfitriã.

Nouakchott, capital da Mauritânia, e Nouadhibou são as cidades seleccionadas para acolher o CAN da categoria, num ano em que se vive uma atípica crise mundial de saúde. Ainda assim, o governo mauritano não teve mãos a medir, criando as condições necessárias para que a prova decorra dentro do planificado, respeitando escrupulosamente os rigorosos protocolos sanitários impostos pela Organização Mundial da Saúde.

Lembre-se que a delegação era constituída por 42 integrantes, mas ficou reduzida para 38, por conta de quatro elementos que acusaram positivo em Maputo nos exames de despiste do novo coronavírus. Ainda assim, os jogadores não serão descartados, uma vez que poderão ser sujeitos a novos exames nos próximos dias.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction