PHC

Director: Lázaro Manhiça

A FIBA-África confirmou, na última quarta-feira, que o Afrobasket Feminino-2021será disputado em Yaoundé (Camarões), entre os dias 17 e 26 de Setembro do corrente ano.

O anúncio foi feito após o acordo do país-sede ter sido assinado pelo ministro dos Desportosde Camarões, Kombi Mouelle, em nome do Governo camaronês.O torneio retorna à capital camarones apela primeira vez desde 2015, quando os anfitriões terminaram em segundo lugar na competição em que Moçambique ocupou o quinto posto.

Entretanto, quatro selecções têm o apuramento garantido. Trata-se da anfitriã, Camarões, Nigéria, detentora do título, Senegal, finalista vencida, Mali e Moçambique, terceiro e quarto classificados do Afrobasket-2019. As outras sete vagas serão preenchidas através de torneios de qualificação regionais programados para começarem no final deste mês até Julho.

 

Comments

O CENTRO Técnico Nacional Mário Esteves Coluna, a ser erguido no Complexo Desportivo do Zimpeto, deve contribuir para a conquista de resultados em competições internacionais em que as selecções nacionais de futebol de diferentes categorias participarem.

O objectivo foi defendido na tarde de ontem, em Maputo, pelo secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, durante a cerimónia oficial de entrega de dez hectares à Federação Moçambicana de Futebol (FMF) para a execução do projecto.

Gilberto Mendes referiu que o acto representa um passo no sentido de revitalizar o desporto em direcção à busca de resultados, o que exige infra-estruturas adequadas para a formação de atletas. Leia mais

Comments

O FERROVIÁRIO de Maputo estreia-se na Liga Africana de Basquetebol em seniores masculinos, defrontado o Zamalek do Egipto no dia 17 de Maio, próxima segunda-feira, em partida inserida no Grupo “C”.

Na segunda jornada , os “locomotivas” terão pela frente o AS Douanes do Senegal, encontro agendado para 19 de Maio. Já na terceira e última ronda da fase de grupos, os comandados de Milagre Macome batem-se com o GS Pétroliers da Argélia no dia 22.

Apesar de reconhecer que a missão é espinhosa, o único representante moçambicano na Basketball Africa League (BAL) acredita que poderá ir além da fase de grupos. Para tal terá que terminar num dos dois primeiros lugares ou ser um dos dois melhores terceiros classificados. 

A abertura da primeira edição da BAL está marcada para o próximo domingo, 16 de Maio, e colocará frente-a-frente o anfitrião Patriots do Ruanda e o Rivers Hoopers da Nigéria. Leia mais

Comments

A ASSOCIAÇÃO Black Bulls rubricou uma exibição de encher o olho, ao visitar e golear a UD Songo, por 4-1, em jogo da quinta jornada do Moçambola, que marcou a retoma da prova ao cabo de cerca de três meses de interrupção, para dar lugar à criação de condições para que o campeonato decorra sem riscos de saúde para os intervenientes, neste período em que o país e o Mundo estão a ser assolados pela pandemia da Covid-19.

O inspirado Ejaita contribuiu com um hat-trick na goleada, que faz com que individualmente o jogador se destaque na lista dos melhores marcadores da prova, liderada pela própria Black Bulls, com 13 pontos, mais um que o segundo classificado, o Ferroviário da Beira, que nesta ronda teve uma visita frutuosa ao terreno do homónimo de Nampula, onde venceu por duas bolas a uma.

Quem também conseguiu números gordos foi o Ferroviário de Maputo, que não teve grandes problemas para obter a pontuação máxima perante o Textáfrica do Chimoio, equipa sobre a qual pairou um espectro de desistência da prova, por conta da crise financeira que se vive pelas bandas da Soalpo. 3-0 foi o desfecho final da contenda.

Menos esperado foi o resultado verificado em Quelimane, onde o estreante Matchedje de Mocuba recebeu a visita do campeão em título, o Costa do Sol, que não foi para além de um empate sem golos, num jogo marcado pela estreia do novo técnico “canarinho”, Artur Comboio, ex-técnico do Incomáti de Xinavane que, deste modo, regressa à casa.

A Liga Desportiva teve uma vitória muito difícil em casa, onde recebeu o Incomáti de Xinavane, agora nas mãos do técnico Danito Nhampossa. 1-0 foi o tangencial resultado, que valeu três pontos aos rapazes de Dário Monteiro, fruto do momento de inspiração de Estêvão, ao minuto 70.

A Associação Desportiva de Vilankulo, ex ENH, estreou o seu novo nome com uma vitória sobre o visitante Ferroviário de Lichinga por 2-1, estando neste momento a ocupar a cómoda 4ª posição da tabela classificativa, com nove pontos, um lugar acima do Ferroviário de Lichinga, em quinto, igualmente com nove pontos.

Por último, mais uma estreia razoável no Moçambola, desta feita de Satar Salvado, novo técnico do Desportivo de Maputo, cuja equipa recebeu e empatou com o Ferroviário de Nacala, por 1-1. O Desportivo está um lugar acima da linha de água, com 4 pontos, sendo que o “lanterna vermelha” continua sendo o Matchedje de Mocuba, com apenas dois pontos.

Comments

JOGA-SE esta tarde a 5ª jornada do Moçambola 2021, com a Associação Black Bulls a vencer e convencer a equipa da União Desportiva de Songo, com uma goleada de 4-1, em jogo realizado no terreno da equipa de Songo, na província de Tete.

O Ferroviário da Beira está em vantagem de 2-1 diante do seu homónimo de Nampula, em jogo que se realiza no Estádio 25 de Junho, em Nampula.

Enquanto em Vilankulo, a equipa da casa, a Associação Desportiva de Vilanculos (ADV) vence por duas bolas, diante do Ferroviário de Lichinga.

As equipas do Ferroviário de Nacala vence por 1-0 ao Desportivo de Maputo, apesar de protagonizarem um jogo pobre, entretanto as disputas continuam.

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction