Director: Lázaro Manhiça

O JOGO da final feminina do Torneio Nutrição, em basquetebol, entre o Ferroviário de Maputo e Costa do Sol, inicialmente agendado para o próximo sábado, foi adiado devido a um surto de Covid-19 nas locomotivas, anunciou a Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM) em comunicado de Imprensa.

De acordo com o órgão reitor da bola ao cesto na capital do país, na preparação do jogo do próximo sábado, o Ferroviário de Maputo submeteu a sua equipa a testes de despiste da Covid-19 e parte dos elementos acusou positivo, o que obrigou o grupo de trabalho a observar o protocolo sanitário em regime de quarentena.

Em contacto com a nossa Reportagem, o director desportivo do Ferroviário de Maputo, Isidro Amade, reconheceu que a crise da Covid-19 na equipa sénior feminina teve uma evolução significativa e, neste momento, tem cinco elementos a apresentar sintomas graves da doença.

“Começámos com apenas um caso confirmado, mas neste momento temos cinco elementos com sintomas fortes. Quando detectámos os casos, o nosso departamento clínico aconselhou que a equipa parasse de treinar e cumprisse com a quarentena domiciliária”, contou Isidro, para quem hoje as duas equipas seniores de basquetebol serão submetidas a novos testes de despiste que vão determinar o futuro imediato das actividades dos “locomotivas”.

“Esta quinta-feira faremos novos testes de rastreio. Em função do número de resultados que surgirem, decidiremos se voltamos a treinar e se, inclusive, vamos fazer a final masculina. Enquanto clube, que fique vincado que queremos jogar, mas colocamos em primeiro lugar a saúde dos nossos atletas e colaboradores. Felizmente, nesta situação que estamos a passar temos recebido apoio da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), Secretaria de Estado de Desporto (SED) e do Instituto Nacional de Saúde (INS). O que estamos a fazer é seguir com as recomendação dessas entidades”, destacou o dirigente “locomotiva”.

Entretanto, com a final feminina adiada, continua marcada a masculina, igualmente entre Ferroviário e Costa do Sol, agendada para as 16.00 horas de sábado, no pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane, precedido do embate entre A Politécnica e Maxaquene (14.00h), para a atribuição do terceiro lugar.

Amanhã, sexta-feira, A Politécnica e Maxaquene jogam igualmente entre si, a partir das 17.45 horas, no pavilhão das “tricolores”, para a atribuição do terceiro lugar em femininos.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction