A Província de Manica é a única que depende exclusivamente de si para se sagrar campeã absoluta do XIV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, que seria o inédito “tri” na prova cuja parte desportiva encerra esta tarde.

Das sete meias-finais disputadas venceu todas (basquetebol, voleibol e futebol em ambos sexos e andebol feminino) garantindo presença nas respectivas finais e com a particularidade de ontem ter reconquistado o torneio de atletismo masculino fruto de seis medalhas de ouro, duas de prata e igual número de bronzes. A seguir a Manica Nampula é que tem mais presenças nas finais com três, igual número da cidade de Maputo. Zambézia, Gaza e Sofala que têm uma final por disputar.

No geral a província de Maputo, que foi segunda na classificação geral, depois de ter perdido todas as meias-finais disputadas ontem, nomeadamente em andebol e basquetebol em ambos os sexos e voleibol feminino. Assim, no andebol perdeu oportunidade de lutar pela revalidação do título de Gaza.

Anfitriã brilha no futebol

No torneio de futebol Manica afastou em femininos Nampula e defronta hoje Sofala, que por seu turno, tirou do caminho a campeã Niassa, após desempate (5-3) através de grandes penalidades depois de 1-1 no tempo regulamentar. E em masculinos Nampula vai lutar pela renovação depois de ter afastado (2-1) Sofala e tem a final marcada para o campo da Soalpo diante da Manica, que por seu turno afastou (3-1) Tete que foi finalista vencido de 2017.

Na meia-final feminina disputada no campo do Textáfrica, na Solapo, em Chimoio, Manica suou para tirar Nampula da frente. A vitória da anfitriã foi conseguida na lotaria de grandes penalidades (4-2), depois do empate a uma bola ao fim dos 60 minutos regulamentares. Noutra realizada no campo do Ferroviário de Gondola, Sofala afastou Niassa (4-3) também na marcação de grandes penalidades, após nulo no tempo regulamentar.

Manica até arrancou melhor, demonstrou confiança e conseguiu marcar nos primeiros 30 minutos. Sofreu pressão na segunda parte, com a Nampula à procura do empate. Os nampulenses tiveram dois lances livres próxima da grande área, mal aproveitados. Mas obtiveram o golo de empate já na ponta final da partida, forçando a decisão do finalista para a marcação de grandes penalidades. Enquanto isso, o jogo entre Sofala e Niassa foi disputado num tom de equilíbrio, tendo os sofalenses sido bafejados pela sorte nos penaltes. 

Já na meia-final masculina havida também no campo da Soalpo, Nampula eliminou Sofala, por 2-1, golo obtido em cima dos 80 minutos regulamentares. Os sofalenses até começaram bem e marcaram curiosamente numa altura em que dominavam o jogo. A primeira parte foi mesmo à sofalenses, apesar da resistência nampulense. Na segunda, Nampula lutou pela igualdade e conseguiu empatar ao fim da primeira metade dando o golpe final já no fim da partida.

Noutra meia-final, no campo dos “locomotivas” de Gondola, Manica afastou Tete, por 3-1.

E TAMBÉM no basqueteBOL

Em basquetebol Manica merece igualmente destaque depois de ter garantido presença nas finais desta tarde no pavilhão da Liga Desportiva do Chimoio. Em masculinos luta pela revalidação mercê do triunfo ante província de Maputo e vai encontrar pela frente a Zambézia que no fim da tarde de ontem eliminou (87-86) Sofala numa partida dramática e decidida ao detalhe nos últimos centésimos. Quem também vai lutar pela renovação é a cidade de Maputo em femininos que tirou do caminho a província de Maputo com um esclarecedor 70-26 devendo encontrar hoje Manica que impôs chapa 100 (102-62) depois de 58-17 ao intervalo a Zambézia na segunda meia-final. E a final de femininos constitui a reedição da disputada em Gaza com vitória para a capital a mesma que inclusive venceu (53-59) na fase de grupos. 

No torneio de basquetebol as províncias de Maputo, Manica e Zambézia eram as Maia representadas por terem marcado presença nas meias-finais de ambos os sexos. Mas na quadra Manica é que foi superior marcado presença nos encontros decisivos de hoje enquanto Maputo caiu com estrondo em ambos sexos.

Manica e cidade de maputo 

dividem títulos de atletismo

No atletismo o campeão é Manica em masculinos que somou seis medalhas de ouro, duas de prata e igual número de bronzes, seguido por Gaza com duas de ouro, igual número de prata e uma de bronze. Em terceiro está província de Maputo com  uma de ouro, igual número de prata.

Em femininos a campeã é a cidade de Maputo com três ouros, igual número de pratas e uma de bronze a frente de Manica com três de ouro, duas de pratas e igual número de bronze e o pódio fecha com Niassa com duas de ouro, três de prata e duas de bronze.

Nas finais de voleibol destaca-se o facto de Manica ter conseguido qualificar-se para ambas finais. Em femininos derrotou (3-0) Inhambane e a cidade de Maputo venceu (3-0) a vizinha província de Maputo e reeditam a final de Gaza. Em masculinos Nampula afastou cidade da final e hoje enfrenta Manica que venceu (3-1) a Zambézia. 

No andebol a final será entre as provinciais de Nampula e Gaza em masculinos enquanto Mancia enfrenta a cidade de maputo em femininos.

Ontem Nampula qualificou-se depois de vencer Zambézia por 31-27 enquanto Gaza bateu a actual campeãoprovíncia de Maputo por 31-30. Em femininos  Manica venceu a também campeã Maputo por 24-23 num jogo dramático e a cidade de Maputo afastou Tete por 24-21.

No xadrez o campeão absoluto é Manica que somou 31 pontos um resultado encontrado no desempate. Em segundo ficou Gaza com 28 seguido por Tete, em terceiro com 26,5.

A nível individual Gaza venceu no segundo escalão masculino através de Divalson Macuacua com oito pontos e em femininos a vencedora foi Vilma Alberto, de Manica, com 10 pontos. No primeiro escalão femininos a campeã é Chinewa Sadramo, de Tete,, com 8,5 pontos e em masculinos foi Alberto Cardoso, de Mancia com nove.  

Meias-finais 

FUTEBOL 

Masculinos 

Manica -Tete (3-1)

Nampula-Sofala (2-1)

Femininos 

Manica-Nampula (4-2 após grandes penalidades  depois de 1-1). 

Niassa-Sofala (3-5 após grandes depois de 1-1)

FINAIS 

Manica-Sofala (fem)

Manica-Nampula (mas)

3o lugar 

Niassa-Nampula (fem) e Sofala-Tete (mas)

  

Basquetebol

MEIAS-FINAIS 

Femininos 

C. Maputo-P. Maputo  (70-26)

Zambézia-Manica  (62-102)

Masculinos 

Manica-P. Maputo  (69-53)

Zambézia-Sofala (87-86)

Finais 

Cidade de Maputo-Manica (Feminino)

Manica-Zambézia (masculinos

3º lugar

Zambézia-P. Maputo (Femininos)

P. Maputo-Sofala

ANDEBOL 

Masculinos 

Zambézia-Nampula  (27-31)

Gaza-P. Maputo (31-30)

Femininos

C. Maputo-Tete (24-21)

Manica -P. Maputo  (24-23)

FINAIS

Nampula-Gaza (masculinos)

C. Maputo-Manica (Femininos 

3o lugar 

Zambézia-P. Maputo (mas)

P. Maputo-Tete  (fem)
 

VOLEIBOL

Meias-finais

Feminino

P. Maputo-C. Maputo (0-3)

Inhambane-Manica (0-3)

Masculinos

Nampula-C. Maputo (3-1)

Manica-Zambézia (3-1)

Finais

Manica-Nampula (mas)

C. Maputo-Manica (fem)

3º lugar

Zambézia-C. Maputo (mas)

Inhambane-P. Maputo (fem)

S. Nhantumbo, A. Zandamela e B. Jequete

Comments

ARRANCA esta manhã fase a eliminar no XIV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, que decorrem desde a passada sexta-feira em Manica, contando com a participação de cerca de 1400 alunos de todo o país dos 11 aos 16 anos. Leia mais

Comments

O CONFRONTO entre o Ferroviário e a Liga Desportiva, ambos da capital do país, protagonizam amanhã, às 15.00 horas, na Machava, o encontro mais esperado da 16.ª jornada (a primeira da segunda volta) do Moçambola-2019, com a particularidade de os “locomotivas” terem de entrar em campo para fazer desforra, após derrota por 0-1 no encontro da primeira volta. Leia mais

Comments

AS seleccções provinciais de Manica e Maputo-província são as que tinham mais equipas apuradas para a fase seguinte (meias-finais) nas diferentes modalidades inserias no XIV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares. Manica e Maputo-província tinham assegurado seis e cinco apuramentos, respectivamente, entre as modalidades colectivas, nomeadamente futebol, basquetebol, andebol e voleibol. Leia mais

Comments

A ANFITRIÃ Manica já dá nas vistas à entrada do último dia, hoje, da fase inicial do XIV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares. Manica está próximo da transição para a fase a eliminar em futebol masculino, passou em futebol feminino, basquetebol e voleibol masculino, e apresenta-se como forte candidato à conquista, pela terceira vez consecutiva, dos Jogos. Leia mais

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction