PHC

Director: Lázaro Manhiça

 

O GOVERNO moçambicano garante que pretende preservar o funcionamento do projecto de extracção e exportação de carvão em Moatize, província de Tete, assim que se consumar a saída da multinacional brasileira Vale.

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, garantiu que o Governo tem estado a acompanhar o processo, assegurando que não seja posta em causa a continuidade das operações do empreendimento mineiro de carvão em Moatize nem do corredor de Nacala.
Segundo o ministro, que falava recentemente em Maputo, estão na fase conclusiva as negociações entre a Vale e a empresa japonesa Mitsui, detentora de participações no projecto, no sentido de se alcançar um acordo de transferência de interesses da empresa japonesa para a Vale, para depois a mineradora brasileira vender todo o projecto de extracção de carvão àuma nova entidade. Leia mais

Comments

A COMPANHIA francesa Air France anunciou o adiamento do arranque dos voos ligando Maputo e Paris, inicialmente programados para Junho.

A companhia não avança as razões para o adiamento, no entanto, informa que os mesmos estão reprogramados para o dia 31 de Outubro.

A Air France chegou a publicitar a venda de bilhetes através do seu ´website´ na internet. Em Moçambique, a promoção era feita através da agência de viagens Cotur.

Em contacto ontem com o “notícias”, uma fonte da Cotur confirmou o adiamento dos voos da Air France, explicando depois que os bilhetes vendidos serão remarcados sem custos adicionais para os clientes. Leia mais

Comments

O CONTRABANDO de produtos agrícolas, sobretudo no período da comercialização, na fronteira de Mandimba, na província do Niassa, para o vizinho Malawi, reduziu consideravelmente desde o ano passado.

A Inspecção Geral do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) justifica a diminuição dos níveis de contrabando com a adopção de medidas tomadas pelas autoridades moçambicanas para estancar o fenómeno.

Rui Mapatse, inspector-geral do MADER, realçou a necessidade de os pequenos e médios produtores, particularmente do distrito de Mandimba, venderem os seus produtos nos mercados locais, evitando assim o contrabando para o Malawi. Leia mais

Comments

O ESTADO moçambicano arrecadou em receitas fiscais, entre os meses de Janeiro e Março do ano corrente, cerca de 59.867,1 milhões de meticais, o correspondente a 31,3 por cento da previsão anual.

De acordo com o Ministério da Economia e Finanças (MEF), no período em análise os Impostos sobre o Rendimento tiveram uma cobrança de 21.838,8 milhões de meticais, equivalentes a 21,0% da previsão anual e a um crescimento de 0,7% em termos nominais.

“O Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas (IRPC) teve uma cobrança de 10.258,8 milhões de meticais, correspondente a 16,6% da previsão anual e a um decrescimento de 7,6%”, refere. Leia mais

Comments
O PRESIDENTE da Autoridade da Aviação Civil de Moçambique – Instituto da Aviação Civil de Moçambique (IACM), Jorge de Abreu, anuncia amanhã, na cidade de Maputo, os resultados da investigação sobre o incidente da aeronave Boeing 737-700. O sinistro da aeronave operada pela companhia Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) ocorreu no dia 26 de Fevereiro, no Aeroporto de Quelimane, voo 1134, indica um nota emitida pela empreaa. Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction