Director: Lázaro Manhiça

O INDICADOR do Clima Económico (ICE), expressão sintética da confiança dos empresários do sector real, continuou em alta no mês de Novembro do ano passado ao consolidar o incremento do seu saldo pelo quarto mês consecutivo.

Estefactodeveu-seàs apreciações positivas das perspectivas de emprego e da procura,que aumentaram ligeiramente no mês em referência.

Segundo uma nota do INE, atendência de aumento do ICE deveu-se, sectorialmente, à apreciação continuamente positiva deconfiança nos ramos empresariais de alojamento, restauração e similares, de comércio, de outros serviços não financeiros, bem como da avaliação abonatória da confiança no sector da produção industrial, que em conjunto,suplantaram a avaliação negativa da actividade do sector de transportes (pelo segundo mês) e de construção face ao mês anterior.

No mesmo período em análise, o indicador de expectativas de procura continuou em ascensão pelo quinto mês consecutivo, alinhando-se assim com o indicador de perspectiva de emprego que registou um aumento substancial, mantendo, assim,o perfil favorável iniciado em Setembro.

O indicador de perspectiva dos preços registou um ligeiro aumento pelo quinto mês consecutivo, tendo o seu saldo atingido o nível mais alto desde o mês de Abril de 2018, situação que está em linha com o índice de preços do consumidor, que também aumentou.

No mês em análise, em média, 52% das empresas inquiridas enfrentaram algum obstáculo, o que representou uma diminuição de apenas 10% com limitação de actividade face ao mês anterior, situação que está em linha com o ICE que aumentou. A redução da proporção de empresas com constrangimentos foi influenciada pela redução da frequência de empresas com dificuldades em todos os sectores alvos do inquérito.

Entretanto, os sectores de transportes (64%), de alojamento, restauração e similares (59%) e da produção industrial (58%) continuaram com a maior proporção de empresas com constrangimentos de todos sectores inquiridos.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction