Director: Lázaro Manhiça

O DISTRITO de Vilankulo, na província de Inhambane, espera colher, na primeira época da campanha agrícola em curso, cerca de 363.270 toneladas de culturas diversas, com destaque para o milho e amendoim.
Esta cifra deverá corresponder a um aumento em mais de seis mil toneladas de produção agrária, comparativamente ao período transacto, quando foram produzidas 357.263 toneladas de culturas diversas.
Para o efeito, o distrito preparou uma área de cerca de 64.153 hectarese as actividades agrícolas já decorrem.
De acordo com a directora distrital das Actividades Económicas, Esperança Paulino, o incremento da produção vai também decorrer doaumento da área de cultivo, uma aposta que visa garantir a segurança alimentar e impulsionar a produção no sector familiar.
”Inicialmente foram cultivados 85 hectares de terra, na campanha agrícola 2019/2020. Esta área foi elevada para 130 hectares. Este crescimento é acompanhado pelo aumento significativo de produtores com acesso a equipamentos agrícolas”, disse.
De acordo com a fonte, a campanha agrícola 2019/2020 decorreu de uma forma atípica na sequência da seca. Todavia, não obstante este fenómeno, aponta ter havido um desempenho de 72,2 por cento. Assegura, por isso, que a segurança alimentar no distrito está garantida.
"Para a presente época agrícola, 2020/21, há uma esperança, visto que logo no início da campanha registamos precipitação que permitiu a realização da sementeira e mesmo depois a queda pluviométrica continuou, o que é positivo olhando para a vegetação das culturas em campo" disse.
Estima-se que na presente campanha agrícola a produção de cereais, em todo o país, atinja 2,9 milhões de toneladas, o que corresponde a um crescimento de três por cento face à safra anterior, cerca de 900 mil toneladas de leguminosas, 22,5 milhões de toneladas de raízes e tubérculos e três milhões de toneladas de hortícolas.
Quanto aos cereais, destaca-se a produção de 2,2 milhões de toneladas de milho e 384 mil toneladas de arroz.
Os níveis de produção deverão decorrer do aumento das áreas de cultivo, uso da tracção animal, mecanização agrícola, sementes melhoradas, fertilizantes e pesticidas.- (AIM)

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction