Director: Lázaro Manhiça

O PRODUTO Interno Bruto (PIB) moçambicano regrediu 1,28% em 2020, anunciou ontemo Instituto Nacional de Estatística (INE) no seu novo boletim de Contas Nacionais, reflectindo o impacto da pandemia da Covid-19.

"O Produto Interno Bruto a preços de mercado apresentou uma variação de -2.37% no quarto trimestre de 2020 comparado ao mesmo período do ano anterior e, em termos acumulados, dos quatro trimestres de 2020, situou-se em -1.28%", lê-se no documento.

Só o primeiro trimestre de 2020 registou crescimento relativamente ao mesmo período do ano anterior, uma subida de 1,68%.

Nos restantes, a economia retraiu-se, sobretudo devido às restrições à actividade impostas para conter a pandemia, com reflexo no abrandamento económico.

O segundo trimestre registou a pior queda (-3,23%), no terceiro trimestre o PIB voltou a descer, embora de forma menos acentuada (-1,09%), e o quarto trimestre voltou a acentuar o abrandamento económico (-2,37%).

"O desempenho negativo da actividade económica no quarto trimestre de 2020, comparado com igual período de 2019, é atribuído, em primeiro lugar, ao sector terciário, que decresceu em 4.06%, com maior destaque para o ramo de hotelaria e restauração", acrescenta o boletim.

Não obstante "o desempenho positivo dos ramos da agricultura e da pesca", a queda de 13,1% da actividade mineira coloca o sector primário como o segundo maior responsável pela queda do quarto trimestre.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction