PHC

Director: Lázaro Manhiça

A DESCARGA de combustíveis no Porto da Matola, na província de Maputo, passa a ser realizada em menos tempo, com a instalação, no local, deescada telescópica de acesso aos navios.

Para efeito, a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) inaugurou ontem o equipamento,que resulta de um investimento de 390 mil euros. 

Na cerimónia, os gestores do porto fizeram demonstração do funcionamento do equipamento a opresidente do Conselho de Administração dos CFM, Miguel Matabel.

Segundo Arlindo Fondo, director do Porto da Matola, o novo equipamento de trabalho, o primeiro do género no país, permitirá não só o cumprimento do regulamento da empresa e das regras internacionais de segurança, como também contribuirá para a redução do tempo nas operações.

“Acabámos de inaugurar a escada telescópica que dá acesso ao navio a partir do cais, equipamento que permite acesso seguro a todos os que se fazem a este ponto, com destaque para as autoridades, operadores, entre outros”, disse.

Acrescentou que antes da aquisição deste equipamento o acesso era feito pela escada do próprio navio mas, pela configuração, não há espaço seguro para isso, dependendo da variação da maré para posicionar, contrariando as normas de segurança.

De acordo com o gestor, com a escada telescópica, a manobra é muita rápida, independentemente da variação da maré e do tamanho do navio, ajudando assim a melhorar alguns indicadores.

Neste tempo de Covid-19, o terminal recebe em média nove navios por mês, contra doze no passado.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction