PHC

Director: Lázaro Manhiça

O SECRETÁRIO do Estado da Juventude e Emprego, Osvaldo Petersburgo, disse, ontem quarta-feira (31), em Inhambane, que a formação técnico-profissional, revela-se alternativa certa para reduzir o índice de desemprego no país, daí a necessidade dos jovens apostarem nos cursos profissionalizantes para se tornarem empreendedores.

Petersburgo fez este apelo na abertura do ano lectivo escolar para 2021 no ensino técnico-profissional, cerimónia que ocorreu na cidade de Inhambane, capital da província demesmo nome.

Segundo Petersburgo, não basta ter certificado literário, é preciso saber fazer de modo a gerar novos postos de trabalho, através de iniciativas empreendedoras.

O Secretário de Estado sublinhou que, em resposta aos desafios e as exigências do mercado e da lei da educação profissional, foram formados no ano passado, 60 formadores em certificados C, 10 gestores do centro de formação em certificado A e, neste momento, decorre a formação de 14 formadores em certificado B.

Igualmente foram elaborados e aprovados pela Autoridade Nacional de Educação Profissional, seis currículas para certificação ocupacional.

Petersburgo explicou que os certificados ocupacionais têm um nível que varia de um a cinco. Não basta, por isso, fazer a formação profissional e ficar com certificado. Há necessidade de dar continuidade, de acordo com a lei de educação profissional.

Em 2020, foram seleccionados pela autoridade nacional de educação profissional, 13 centros e submetidos cinco processos de acreditação.

Espera-se a conclusão, neste ano, a acreditação profissional de oito centros e 14 gestores em certificados B, 13 em certificado A e aprovação do curricula do certificado ocupacional nas áreas de electricidade-auto, mecânica-auto, mecânica de frio e climatização e electricidade instaladora.

Falando na mesmo acto, a Secretária do Estado na província de Inhambane, Ludmila Maguni, enalteceu o contributo do ensino técnico profissional para o aumento do nível de empregabilidade na sociedade.

A província de Inhambane dispõe de quatro centros profissionais, nomeadamente, na cidade de Inhambane, em Maxixe, Inhassoro e Jangamo.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction