A Agência de Desenvolvimento da Áustria (ADA) disponibilizou 45,5 milhões de meticais à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para apoiar os produtores afectados pelo ciclone Idai nas províncias de Manica e Sofala.
Através destes fundos foram distribuídas 225 toneladas de sementes, das quais 148 de milho e 77 de feijão, bem como ferramentas agrícolas para beneficiar mais de 21 mil famílias nos distritos de Nhamatanda, Búzi, Sussundenga, Macate, Guro, Chemba, Tambara, Vandúzi e Mossurize, refere um comunicado da FAO. 
Cada família recebeu oito quilos de sementes de milho, quatro quilos de sementes de feijão, duas enxadas e uma catana para retomar a produção de alimentos.
Para o processo de distribuição de insumos agrícolas foram priorizadas as famílias que perderam as suas reservas de alimentos e sementes. 
“Os critérios de selecção também priorizaram as famílias lideradas por mulheres e outros grupos vulneráveis”, lê-se no documento recebido pela AIM.
A selecção das áreas geográficas e dos beneficiários foi realizada em estreita colaboração com as autoridades provinciais do sector agrícola.
O Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA), Higino de Marrule, participou da distribuição de sementes à população do distrito de Nhamatanda, tendo assegurado que o governo continuará a mobilizar mais apoios para que as famílias afectadas possam recuperar a produção perdida.
Na ocasião, o representante da FAO, Olman Serrano, destacou, que logo após a passagem do Idai pela cidade da Beira a Cooperação Austríaca foi a primeira a reagir e disponibilizar apoio através da FAO.
“Isso nos permitiu iniciar a aquisição de sementes e ferramentas agrícolas de imediato e ajudar os agricultores mais afectados”, disse. 
Segundo Serrano, o montante recebido “vai contribuir para aumentar a disponibilidade de alimentos e reduzir a insegurança alimentar e a desnutrição”.
Por sua vez, o Chefe da Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento, Hubert Neuwirth, destacou a importância do apoio para as famílias que perderam tudo.

 

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction