O Produto Interno Bruto, a preços de mercado (PIBpm), em Moçambique, apresentou uma variação positiva de 2.5 por cento no I trimestre do corrente ano, comparado com o mesmo período do ano anterior.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o desempenho da actividade económica no primeiro trimestre de 2019 é atribuído, em primeiro lugar, ao sector terciário, que cresceu 2.7 por cento, com maior destaque para os ramos de aluguer de imóveis e serviços prestados às empresas, com um crescimento na ordem de 5 por cento, seguido pelo ramo de transportes, armazenagem e actividades auxiliares dos transportes, informação e comunicações, com 3.3 por cento.

A segunda posição é ocupada pelo sector primário, com um crescimento de 2.5 por cento, induzido pelo ramo da agricultura, pecuária, caça, silvicultura e exploração florestal.

O sector secundário registou um crescimento moderado de 0.5 por cento, impulsionado pelo ramo da indústria transformadora, com uma variação positiva de 2.9 por cento e, negativamente, pelo ramo de electricidade, gás e distribuição de água, com menos 7.1 por cento.
No período em análise, o ramo da agricultura, pecuária, caça, silvicultura, exploração florestal, actividades relacionadas e pesca teve maior participação na economia, com um peso no PIB de 23.1 por cento, seguido do ramo de comércio e serviços de reparação, com 10.6 por cento.
O terceiro lugar é cupado pelo ramo dos transportes, armazenagem, actividades auxiliares dos transportes e informação e comunicações, com uma contribuição conjunta de 10.4 por cento, seguido do ramo da indústria transformadora, com um peso de 8.9 por cento.

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction