O antigo Presidente, Joaquim Chissano, considera Moçambique e a China como um exemplo de relações de amizade e cooperação entre dois países, em que nenhuma barreira foi capaz de impedir a partilha de uma história e destino comuns.
O antigo chefe do Estado moçambicano falava ontem, em Maputo, durante um seminário de amizade entre os dois países, que serviu para reavivar as relações entre as partes, no qual ele foi um dos principais oradores.
“As relações entre Moçambique e China são de dimensão secular e têm se fortalecido e desenvolvido de modo complexo e multiforme, resistindo às intempéries do tempo. Os factores e condições que permitiram o seu estreitamento, desde a luta de libertação até hoje, são um verdadeiro exemplo de amizade entre as duas nações”, considerou, segundo a AIM.
Para um melhor entendimento das relações estreitas e frutuosas entre os dois países, segundo Chissano, é necessário revisitar a história da luta pela independência de Moçambique, onde a China contribuiu de diversas formas.
Neste contexto, destacou que o apoio providenciado, em Nachingwea (Tanzania), pelo governo chinês no início da luta armada de libertação nacional mostrou que os dois povos partilham a mesma história de luta e destino comum.
“Os chineses apoiaram a Frente de Libertação Nacional na formação de instrutores moçambicanos, disseminarem as técnicas militares para poder se desencadear a luta pela libertação do país. Em quase todas as fases de luta de libertação os moçambicanos contaram com o apoio da China”, disse.
Chissano reiterou que as barreiras impostas pelos oceanos não foram capazes, ao longo do tempo, para impedir que as duas nações partilhassem uma história e destino comum, “assentes num passado de conquistas e num presente de desafios, na luta tenaz pela defesa da soberania, desenvolvimento sustentável e prosperidade económica e social”.
O governo de Moçambique, representado pelo Secretário Permanente do Ministério dos Combatentes, António Máquina, garantiu que do seminário Moçambique-China sairão resultados positivos que servirão para promover, preservar e consolidar as relações de cooperação entre os dois países, sobretudo para a valorização da história da luta de libertação nacional.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction