Director: Júlio Manjate

O Ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa, diz que uma das soluções para a redução do nível de importação de produtos e serviços é a reactivação das indústrias paralisadas.

Ragendra de Sousa, que falava ontem, em Maputo, no segmento do XVII Conselho Coordenador do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), convidou aos demais a olharem para a planta que o país ostenta, quanto às indústrias desactivadas.
“Estamos a importar quase 15 milhões de dólares em pneus sem qualidade, mas temos uma Mabor (fábrica de pneus) parada. Os copos onde bebemos a nossa água também são importados, mas temos uma vidreira. Com a exploração do gás, daqui a oito anos a renda dos moçambicanos vai crescer, e quando isso acontece numa economia, o tipo de produto que o cidadão quer muda para aquilo que se chama indústria ligeira”, disse o ministro.
De acordo com o governante, o país precisa de produzir, por exemplo, geleiras, pilhas, rádios, entre outros produtos, e, para isso, é necessário que as fábricas funcionem, porque só assim haverá substituição das importações.
“Estes produtos que mencionei já foram produzidos aqui em Moçambique. Então, a estratégia não é muito difícil de desenhar. É fazermos um levantamento das fábricas que temos no país e que estão paradas, incentivar o empresariado nacional, de forma individual ou associativa, para repor a produção”, sublinhou.
O ministro disse que o país continua na sua máxima força e o anúncio de investimento final na bacia do Rovuma, pela Anadarko, muda o espectro das possibilidades e oportunidades da economia nacional.
“Devem fazer com que em pouco tempo sejamos capazes de ser assertivos, pro-activos, coligados e substancialmente inclusivos nesta nova etapa do progresso económico de Moçambique”, disse.
O XVII Conselho Coordenador do MIC, de dois dias, conta com a participação de quadros a nível central e provincial da instituição, entre outros convidados de diferentes entidades, e decorre sob o lema “Conjugando parcerias e sinergias para a dinamização da indústria e comércio em prol do desenvolvimento económico”.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction