Director: Júlio Manjate

Um acordo de desenvolvimento conjunto para a importação do Gás Natural Liquefeito (LNG) e geração de energia entre a Gigajoule e a Total foi rubricado na passada quarta-feira, em Maputo, visando criar condições para uma maior disponibilidade do gás na região sul de Moçambique e na vizinha África do Sul, onde a demanda tem sido crescente, contrastando com a oferta.
O Administrador-Delegado da empresa Matola Gas Company (MGC), Bruno Morgado, disse, à margem da assinatura do acordo, que o principal benefício que “vamos ter com o projecto é maior disponibilidade do gás, porque os campos de Pande e Temane, província de Inhambane, vão começar de forma mais ou menos acelerada a decair”.
Segundo Bruno Morgado, até que haja avanços na exploração do gás do Rovuma, haverá um período interino, de entre sete e oito anos, em que se deve garantir que a indústria nacional tenha gás para continuar a desenvolver.
De acordo com a fonte, outro benefício é garantir o arranque do projecto da Central Térmica de Beleluane, na província meridional de Maputo.
“É um projecto de grande dimensão ou seja de até 2 mil megawatts (MW) que, numa primeira fase, vai começar com 500 MW. Já não havia gás para isso”, ressaltou.
Afirmou que o projecto vai permitir a entrada em Moçambique de mais de um bilião de dólares em impostos, fora de empregos e outras vantagens aliadas a projectos do género.
O acordo, formalizado pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Gigajoule, Johan Des Vos, e pelo representante da Total em África, Phillip Olivier, cria condições para o início da construção do projecto, em Junho de 2020, com a duração de 16 meses.
Bruno Morgado não especificou a origem do gás a ser importado. “A origem não é específica mas sairá do portfolio internacional da Total. A grande vantagem de estarmos a trabalhar com a Total, como accionista e parceira, é que vamos conseguir garantir que os preços se mantenham no mercado e que tenhamos o gás de regiões mais próximas do portfólio internacional da multinacional”.


 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction