Director: Júlio Manjate

A economia nacional está a crescer ao ritmo mais baixo dos últimos dez anos no país, mas o Standard Bank perspectiva um crescimento para 2020 de 1,7%, devido a futuros investimentos no sector do gás natural.

A previsão foi ontem avançada em Luanda pelo economista-chefe do Standard Bank para Angola e Moçambique, Fáusio Mussá, que ontem participou na capital angolana num ‘briefing’ económico realizado por aquele banco, para acrescentar valor aos temas ligados à economia àquele páis e ao Continente Africano em geral.

Segundo Fáusio Mussá, o crescimento do segundo trimestre da economia moçambicana foi de 2,3%, mas coincidindo com o arranque dos investimentos dos projectos de gás natural, “haverá, em princípio, uma melhoria da liquidez em moeda externa no país”.

“Este investimento pode ajudar a que se mantenha uma inflação baixa, uma moeda relativamente estável e um aumento do consumo”, frisou, adiantando que a expectativa do Standard Bank no próximo ano é de que Moçambique cresça 1,7%, ainda assim “um nível bastante reduzido, comparando com o potencial que o país tem”.

Num olhar sobre a fase de desaceleração da maior economia do Continente Africano, a África do Sul, Fáusio Mussá afirmou que os efeitos podem ter impacto em Angola, porque é importador de alguns produtos daquele país.

“A África do Sul é uma economia com um peso muito grande na região, se o possível ‘down credit’ na África do Sul gerar uma instabilidade cambial do rand em relação às principais moedas, pode ser que por essa via haja uma maior inflação”, referiu o economista-chefe do Standard Bank para Angola e Moçambique, acrescentando que a inflação se vai manter abaixo dos 5%.

Segundo Fáusio Mussá, se a inflação aumentar na África do Sul, Angola, que importa alguns produtos do país, poderá ver um aumento dos preços.

“Felizmente, temos estado a acompanhar a evolução e temos uma perspectiva mais optimista em relação à África do Sul”, disse.

 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction