Director: Júlio Manjate

A saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) é uma oportunidade que este país tem para se relacionar com o mundo de forma livre e soberana, nomeadamente para definir modelos de parcerias susceptíveis de gerar resultados concretos.

A posição foi assumida ontem pela Alta-Comissária britânica em Moçambique, Nne Nne Iwuji-Eme, abordada por jornalistas em Londres, onde se encontra a participar na Cimeira de Investimentos Reino Unido/África.

“Com o Brexit poderemos seguir mais livremente para negócios soberanos, por exemplo com África, e com Moçambique, de modo particular, coisa que antes não podíamos fazer. A nossa saída da UE é uma oportunidade. O nosso objectivo para os próximos dez anos é estarmos entre os três maiores parceiros de África, em particular com Moçambique, a nível dos sete países mais industrializados (G-7)”, disse a diplomata, admitindo que está na hora de dar a volta por cima da 19ª posição que o seu país ocupou no ranking das relações comerciais entre o Reino Unido e Moçambique.

Segundo ela, o investimento do Reino Unido em Moçambique não é tão baixo como sugere a opinião pública, sustentando que “há muitas coisas novas que estamos a fazer...”.

“Temos mais de 40 mil funcionários moçambicanos ligados a empresas e projectos do Reino Unido em Moçambique. Também estamos envolvidos no negócio do gás, mas achamos que há muito mais por fazer, como por exemplo no sector da Agricultura, que pensamos que vai merecer proximamente mais atenção da nossa parte”, acrescentou.

Sobre a participação moçambicana na cimeira, Nne Nne Iwuji disse estar impressionada com o nível de envolvimento do sector privado, destacando que este foi ao terreno com projectos concretos para partilhar e procurar parcerias.

“Conhecimento é poder. Precisamos de fortalecer o conhecimento que temos sobre o potencial existente de parte a parte entre o sector empresarial moçambicano e britânico. Não vieram para começar do zero e sim para continuar uma caminhada que já iniciou. Esta cimeira é para revigorar as relações com África como um parceiro; não só para falar mas para fazer. Queremos que toda a gente saia daqui com resultados concretos, com ideias claras de benefícios”, destacou a diplomata britânica.

(Júlio Manjate, em Londres)

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction