Director: Júlio Manjate

O ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, reiterou que a aposta do Governo para este ano é a retoma de actividades económicas produtivas bem como na diversificação da economia.

De acordo com o ministro, falando há dias em Maputo durante o Conselho Consultivo do Ministério alargado às instituições tuteladas, o Executivo pretende que a industrialização aconteça usando o agro-processamento.

Maleiane falou dos desafios que o seu pelouro tem no alargamento da base tributária, na colecta de mais receitas, na implementação do relatório de boa governação, transparência e combate à corrupção no sector público.

“Precisamos de visitar as competências do MEF, como coordenador, porque no quinquénio passado estivemos virados ao apoio ao orçamento e não à diversificação da economia”, disse.

Este posicionamento do ministro da Economia e Finanças surge depois de o Presidente da República, Filipe Nyusi, ter anunciado recentemente que no presente quinquénio o Governo pretende primar por um sector agrário diversificado, competitivo e sustentável, que contribua para a segurança alimentar e para a redução dos índices de desnutrição crónica.

Segundo o Chefe do Estado, a agricultura modernizada permitirá aumentar a oferta de emprego e a renda dos produtores agrários. O nosso objectivo é melhorar a capacidade de resiliência dos produtores face às mudanças climáticas.

“Queremos, enfim, dar passos decisivos rumo àquilo que chamamos de “fome zero”. É neste contexto que teremos em conta a investigação aplicada, a extensão agrária, o financiamento à produção, a comercialização e a agro-indústria”, afirmou.

Intervindo na cerimónia de investidura como Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi destacou também que o seu Governo projecta uma economia que tenha como um dos pilares o desenvolvimento da indústria, em alinhamento com os planos de integração regional e continental.

Neste sentido, continuaremos a estimular iniciativas empresariais que visem a revitalização e modernização das agro-indústrias, das indústrias agro-químicas, têxteis e confecções, das metalo-mecânicas e das indústrias de materiais de construção. Deste modo iremos gerar mais emprego, reduzir as assimetrias de desenvolvimento e os desequilíbrios da balança comercial”, frisou.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction