Director: Lazaro Manhiça

O Governo calcula em mais de 20 milhões de meticais os prejuízos causados pela vandalização da linha de transporte de energia de alta tensão que liga as subestações de Ressano Garcia e de Infulene, na província de Maputo.

Filimão Suaze, porta-voz da 9.ª sessão ordinária do Conselho de Ministros,reunido ontem em Maputo, referiu-se às consequências no fornecimento de energia eléctrica na zona sul do país e apelou àvigilância e denúncia de situações de vandalização e roubo de bens do Estado.

A acção dos malfeitores provocou o derrube de três torres e o arrastamento de outros sete.  Como resultado, a provisão de energia eléctrica à cidade e província de Maputo, neste momento, fica completamente dependente da Subestação de Maputo, localizada na zona de Beluluane e alimentada através da África do Sul.

“Sejamos todos fiscais da vandalização para que os esforços para o desenvolvimento do país não sejam prejudicados por malfeitores”, disse o porta-voz, anunciando que o trabalho feito pela Polícia da República de Moçambique e a Electricidade de Moçambique permitiu identificar barracas que estavam a ser construídas em Ressano Garcia com ascantoneiras desmontadas das torres derrubadas.

Ainda ontem, o Executivo apreciou a proposta preliminar do Plano Económico e Social para 2020 (PES – 2020) e as linhas gerais a seremobservadas na elaboração do Orçamento do Estado para este ano.

Sem adiantar números, Suaze explicou que o PES-2020 é instrumento que permite a programação e gestão da actividade económica e social que vai orientar a acção governativa no primeiro ano de operacionalização do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2020-2024 e o Orçamento do Estado, bem como a sua expressão financeiro anual.

“É um documento que ainda está a receber contribuições para aperfeiçoamento”, disse,mencionado também o  impacto do coronavírus na economia global,que pode influenciar o Orçamento do Estado para este ano, consoante a evolução da pandemia.

Na mesma sessão, o Governo apreciou a informação relativa à proliferação de maquinetas de jogos de fortuna e de azar feitos de forma ilegal, tendo já sido recolhidas 229 e com um valor de mais de 223 mil meticais.

“São jogos que atraem crianças e apelamos para que sejam combatidos a todos os níveis não só pelos vícios que criam mas pelas consequências que trazem nas escolas devido a atrasos ou falta às aulas”, alertou.

Em relação ao coronavírus, o Governo reitera que o país não tem casos confirmados da doença e continua a apelar àpopulação para a adopção de medidas de prevenção do vírus,que já matou milhares de pessoas no mundo.  

 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction