Director: Lázaro Manhiça

A PETROLÍFERA francesa Total anunciou a descoberta de uma nova reserva de gás natural ‘offshore' a mais de três mil metros de profundidade no sudeste da África do Sul.

A nova descoberta de gás natural, no oceano Índico, localiza-se no Bloco 11B/12B, na bacia ‘Outeniqua', que a petrolífera opera a 175 quilómetros de Mossel Bay, sudeste da África do Sul, referiu a empresa em comunicado.

“O poço Luiperd foi perfurado a uma profundidade de cerca de 3.400 metros onde a Total encontrou 73 metros de gás líquido condensado em reservatórios do Cretáceo Inferior de boa qualidade”, lê-se na nota divulgada no sítio oficial da Internet da empresa.

De acordo com a multinacional, que iniciou actividades de prospecção ‘offshore' na África do Sul em 2017, o Bloco 11B/12B abrange uma área de 19.000 quilómetros quadrados com uma profundidade entre os 200 e os 1.800 metros.

A petrolífera francesa detém 45% de participação na operação do Bloco 11B/12B, juntamente com a Qatar Petroleum (25%), CNR International (20%) e Main Street, um consórcio sul-africano (10%), indicou a nota.

O comunicado sublinhou que em 2019, a Total anunciou a descoberta da reserva de gás natural adjacente ‘Brulpadda', que revelou ser "uma nova província petrolífera significativa na região".

Na África Austral, a Total lidera o consórcio que vai explorar em 2024 a Área 1 da bacia do Rovuma, norte de Moçambique, naquele que é o primeiro empreendimento em terra de exploração de gás natural no país vizinho.- LUSA

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction