Director: Lázaro Manhiça

COM apoio dos republicanos, Trump escapa do “impeachment”. Em comunicado, o antigo Presidente prometeu "continuar" a defender "a grandeza dos Estados Unidos".

O Senado dos Estados Unidos absolveu Donald Trump no sábado no seu segundo julgamento de “impeachment” em um ano, pelo papel do antigo Presidente no ataque mortal dos seus apoiantes ao Capitólio em 6 de Janeiro.

A votação terminou em 57 votos a favor e 43 contra.

A absolvição já era esperada, já que, para ser aprovado, o pedido de destituição tardia precisava contar com o voto de pelo menos 17 republicanos, além dos 50 democratas - que garantiriam a maioria de dois terços necessária para a condenação.

Na votação, apenas sete dos 50 republicanos do Senado juntaram-se aos democratas a favor da condenação.

Trump deixou o cargo a 20 de Janeiro, então o “impeachment” não poderia ser usado para removê-lo do poder. Mas os democratas esperavam obter uma condenação para responsabilizá-lo pelo ataque ao Capitólio, e preparar o terreno para uma votação que o impedisse de voltar a ocupar cargos públicos, argumentando que Trump não hesitaria em encorajar a violência política novamente.

O líder da Partido Republicano no Senado, Mitch McConnell, votou "inocente",  mas fez comentários mordazes sobre o ex-presidente após o veredicto.

"Não há dúvida de que o Presidente Trump é prática e moralmente responsável por provocar os acontecimentos do dia", disse ele. "As pessoas que invadiram este prédio acreditaram que estavam agindo de acordo com os desejos e instruções de seu presidente."

Em comunicado após o anúncio da absolvição, Trump disse que "onosso movimento magnífico, histórico e patriótico, ‘Make America Great Again’ (Faça a América Grande Novamente), acaba de começar."

Depois de agradecer a todos os senadores "que orgulhosamente defenderam a Constituição", Trump denunciou um julgamento que considerou "uma nova fase da maior caça às bruxas da história".

Em nenhum momento Trump mencionou os sete republicanos que votaram a favor de um veredicto de culpado. - (G1/SWISSINFO)

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction