Director: Lázaro Manhiça

O PRAZO para a Polícia levar Jacob Zuma à prisão terminou à meia-noite de ontem.

Até ao fecho desta edição, a Policia não havia executado a ordem de detenção. A defesa do ex-Presidente sul-africano escreveu, ainda ontem, uma última carta ao Tribunal Constitucional implorando para suspender com urgência a detenção do ex-presidente. Observadores consideravam, no entanto, muito improvável que a missiva impedisse a Polícia de prender o ex-chefe do Estado.

Ontem foi um dia muito agitado na África do Sul, particularmente na provincial de KwaZulu-Natal (KZN), onde se situa Nkandla, localidade da casa de campo de Jacob Zuma.

O ministro da Polícia, Bheki Cele, esteve em KZN e era expectável que fosse à Nkandla.

Vários corpos da Polícia tinham sido mobilizados na província, particularmente junto da propriedade do ex-Presidente e nas estradas que conduzem à Nkandla, onde vários apoiantes do Zuma, trajados de vestes militares - muitos são membros da dissolvida Associação de Veteranos Militares do Mkhonto weSizwe (MKMVA) - protegiam a casa.  

Apesar destes preparativos, a policia atrasava a hora da execução da ordem, na expectativa de uma eventual nova disposição judicial suspendendo a prisão de Jacob Zuma.

Aliás, os advogados do ex-Presidente, jogando todas as cartadas, enviaram ainda ontem uma carta ao Tribunal Constitucional (TC), implorando para suspender com urgência a detenção do seu constituinte.

Mas observadores consideraram muito improvável que esta missiva resultasse na suspensão da ordem de prisão, porque, normalmente, TC não responde a cartas enviadas por litigantes.

Na semana passada, o Tribunal Constitucional, a mais alta instância judicial da África do Sul, condenou Jacob Zuma a 15 meses de prisão por desrespeito ao tribunal, ao recusar repetidamente cumprir a citação que lhe exigia o testemunho em investigações de corrupção.

Em caso de detenção, Zuma deve cumprir a sua pena na prisão de Westville, em Durban, no entanto, outras fontes revelaram que ele pode ser acomodado numa instalação recém-construída em Eastcourt, no interior de KZN.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction