Director: Lázaro Manhiça

O presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, condenou ontem o ataque contra um acampamento militar no Níger e lamentou a falta de solidariedade do resto do continente com os países confrontados com o terrorismo.

“Condeno firmemente os ataques terroristas perpetrados a 10 de Dezembro contra as forças armadas do Níger em Inates”, escreveu o responsável da UA na sua conta na rede social Twitter, expressando condolências às famílias dos soldados e ao povo do Níger.

Moussa Faki Mahamat, que na quarta-feira, participou na abertura do Fórum de Assuão para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável, no Egipto, lamentou, numa outra publicação, a falta de solidariedade do resto do continente com as regiões africanas afectadas pelo terrorismo.

“Não é normal que enquanto as regiões do Sahel e da Bacia do Lago Chade estão a arder, o resto do continente não faça prova de uma maior solidariedade com os países confrontados com o terrorismo”, disse.

Pelo menos 70 soldados nigerinos morreram em conflitos iniciados na noite de terça-feira e que se prolongaram até à manhã de quarta-feira no Níger, após o ataque de um grupo armado contra um acampamento militar.

De acordo com fontes militares, citadas pela agência espanhola Efe, os confrontos provocaram também a morte a 50 dos atacantes, cuja filiação ainda não é conhecida.

Os ataques ocorreram perto de Inates, a cerca de 100 quilómetros da capital, Niamey, e os responsáveis terão chegado ao país vindos do Mali.

Numa violenta ofensiva, os atacantes acabaram por destruir o acampamento militar, tentando levar várias armas.

Este é o segundo ataque na região ocidental do Níger em três dias, contrariando a tendência que até aqui se verificava e em que os principais ataques se concentravam no sudeste nigerino, em particular na região de Diffa, junto à fronteira com a Nigéria.

 

 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction