Director: Lázaro Manhiça

CRISTÃOS e muçulmanos estão em pé de guerra no Malawi devido ao uso do ‘hijab’nas escolas católicas e anglicanas. Na madrugada de quarta-feira, um grupo de muçulmanos ateou fogo a uma escola católica no distrito de Machinga, depois que a instituição proibiu o uso do lenço religioso pelas alunas que professam o Islão.

O fogo reduziu a cinzas o gabinete do director da escola, um padre católico, acusado de sero promotor da proibição do uso do ‘hijab’, que, na óptica islamica, dá dignidade, identidade e religiosidade às mulheres.
Os católicos e anglicanos afirmam que não vão alterar os princípios instituídos nas suas escolas, para acomodar interesses de um grupo. “Se os muçulmanos quiserem frequentar escolas cristãs devem-se sujeitar às regras da casa”, sublinharam.
Os anglicanos apelaram aos muçulmanos a construírem escolas próprias, onde poderão impor livremente a sua doutrina.
Segundo a Rádio Moçambique, devido à crescente onda de violência gerada por estas divergencias, os anglicanos ameaçam encerrar as suas escolas.
O Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, viu-se obrigado a intervir esta quarta-feira, para serenar os ânimos.
Cerca de 50%das escolas no Malawi pertencem ao sector privado, com as igrejas católica e anglicana a ocuparem o lugar de destaque.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction