Director: Lázaro Manhiça

PERCEPÇÕES: Homens que fizeram história - Salomão Muiambo(Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

O NOSSO percurso político, da assinatura do Acordo Geral de Paz (AGP), em Outubro de 1992, a esta parte, é longo e sinuoso. Nesse percurso, muitos homens fizeram a sua história e a história do país.

Eu era imberbe quando, por essas alturas, fui chamado a seguir determinados acontecimentos políticos, resultantes do AGP. Lembro-me, por exemplo, das prolongadas sessões que decorriam no Clube Militar, umas ligadas ao cessar fogo, outras a desmobilização e reintegração e outras ainda, cujo tempo se encarregou de as apagar da memória, mas todas ligadas à consolidação da paz. Estes acontecimentos eram de moçambicanos para moçambicanos, mas supervisionados pela Organizaçãodas Nações Unidas para a Paz em Moçambique (ONUMOZ), com o italiano Aldo Ajjelo à cabeça.

Lembro-me que durante a campanha eleitoral fui destacado para reforçar, em termos de cobertura jornalística, a delegação de Nampula, cuja província juntamente com a Zambézia constituíam ou constituem ainda hoje os dois maiores círculos eleitorais do país. Por lá desfilarem vários aspirantes ao cargo de Presidente da República e também a deputado da Assembleia da República.

Quanto aos concorrentes à inquilino da Ponta Vermelha, lembro-me de Joaquim Alberto Chissano, proposto pela Frelimo; Afonso Macacho Marceta Dhlakama, indicado pela Renamo; Wehia Monakacho Ripua, do PADEMO; Carlos Reis, da UNAMO; Máximo Dias, do MONAMO; Vasco Campira Momboya, do PACODE; Ya-Qub Salomão Sibindy, do PIMO; Domingos Mascarenhas Arouca, do FUMO; Carlos Jeque, independente; Casimiro Nhamithambo, do SOL; Mário Machel, independente e Padimbe Mahosi Andrea Kamati, do PPPM.

No total eram doze concorrentes. Mas havia outros excluídos da corrida pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), presidida pelo Professor Brazão Mazula, por não reunirem os requisitos para o efeito. Nesta lista ocorre-me o nome de Neves Pinto Serrano, “doutor” em criminalística numa universidade europeia, cujo nome ele próprio nunca revelou e, porque excluído da corrida eleitoral ameaçou recorrer ao Tribunal de Haia.

Esta “guerra” política foi muito renhida, num escrutínio realizado nos dias 27 a 29 de Outubro de 1994. Chissano acabou vitorioso, com 53,30 porcento dos votos validamente expressos, seguido de Dhlakama com 33,73 porcento. Seguiram-se os demais, tendo Padimbe Kamati sido o menos votado com 0.49 porcento, apesar da promessa de milhões de dólares para investir em Moçambique.

Da lista de concorrentes às primeiras eleições presidenciais sei que Chissano continua no activo, cumprindo missões a nível doméstico e internacional, apesar da idade. Idade quiçá, que perturba Vasco Momboya. Yá Qub Sibindy, o homem do turbante, continua a “correr”, sempre de turbante, na oposição ao Governo, porém, integrado na comissão que lida com os títulos honoríficos. Carlos Jeque deixou de ser independente e “pulou” para o partido no poder. Não sei por onde andam Carlos Reis, depois de ter deixado a capital para o seu “burgo” em Milange, e Mário Machel que,até certa altura, “vegetava” pelas ruas da capital.

Desejo eterno repouso a Dhlakama, que sempre ameaçou incendiar Moçambique, Ripua, cujas intervenções nos punham a rir, abrindo a boca de orelha a orelha; Dias, o homem da candidatura didáctica; Arouca, o advogado; Nhamithambo que apostava em iluminar Moçambique e Kamati com os seus milhões.

Todos eles, são homens que fizeram a sua história e a história deste país como primeiros aspirantes ao cargo de Presidente da República, depois da assinatura do Acordo de Paz, que colocou ponto final a 16 longos anos.

As eleições de 1999, 2004, 2009, 2014 e 2019 trouxeram-nos outros actores, cujas obras falarei delas em próximas ocasiões.

Até para a semana!

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction