Director: Lázaro Manhiça

Belas Memórias:  Longa marcha de regresso à casa - Anabela Massingue(Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

O ARRANQUE do ano foi caracterizado por uma situação inusitada para muitos cidadãos nacionais e estrangeiros que pretendiam usar a fronteira de Ressano Garcia e os que dependiam, exclusivamente, da Estrada Nacional número quatro (EN4), no troço Moamba-Ressano Garcia para as suas movimentações. Entre estes, esteve a Madalena, uma mulher que nasceu e cresceu em “Ressano”.

Foi em Ressano Garcia, zona caracterizada pelo negócio transfronteiriço, comumente designado mukhero, pelo contrabando, câmbio de moeda externa, muitos marhianes (intermediários na emigração ilegal) e também pelosbons valores que marcaram a Madalena como, por exemplo, o sabor depassar o Natal e o Fim de ano em família.

Já adulta, Madalena fixou residência na cidade de Maputo, mas invariavelmente ela e a sua família passam pelo menos uma das festas na terra que a viu nascer. Faz parte da rotina, há décadas. Mesmo que os descendentes, que vão crescendo e assimilando novos hábitos e vontades, não o queiram, isso faz parte da história familiar e acontece ano pós ano.

O que não cabia na mente de Madalena era fechar a sua casa por mais dias que os planificados e obrigada a permanecer em Ressano, lugar tão perto que desta vez ficou tão distante, tudo por não suportar o caos e, consigo, o stress vividos na estrada que a levaria de volta a Maputo para os seus compromissos inadiáveis.

Ao primeiro telefonema, antes de eu ver as imagens do jornal, das televisões e as viralizadas nas redes sociais, não encaixava o argumento de não conseguir sair de tão perto, passava um dia, numa distância que normalmente é feita em cerca de hora e meia ou menos.

Nos contactos subsequentes, fui-me apercebendo do nível de aflição da mulher que, mesmo tendo onde se acomodar condignamente, diferentemente de muitos, o seu plano não era permanecer em Ressano Garcia. É que já não fazia sentido lá estar porque a azáfama da quadra festiva terminara. O que restava era arregaçar as mangas, afinal de contas o ano começou e consigo o trabalho.

Ao segundo dia, Madalena optou por permanecer em casa da sua mãe, fazendo um compasso para aferir o rumo das coisas. A sua expectativa era que tudo fosse diferente da tarde anterior. Que tudo tivesse passado como passa um enxame de abelhas, mas enganou-se.

Quando se fez novamente à estrada tudo estava na mesma, senão pior. Tentou por longas horas esperar, pois tudo o que queria era regressar ao seu ninho. Suportou o caos mas, ao cair da noite achou o sofrimento desnecessário e regressou à procedência.

Inconformada, ao terceiro dia consecutivo voltou à estrada principal e não acreditava no que via.

Depois dos relatos das causas do fenómeno, acredito que muitos se recordaram que acabavam de sair de um ano amplamente adjectivado como atípico e que o impacto dessa adjectivação não tinha cessado e ainda constituía problema: a Covid-19.

O martírio acontece numa altura em que se desaconselham deslocações e se multiplicam apelos para ficar em casa, que acatados por muitos, certamente o sofrimento da espera pelos testes negativos de e para a África do Sultivesse sido minorado, pois seria para casos excepcionalmente urgentes e/ou inadiáveis, menos motivações de lazer.

Nunca ninguém ousou pensar que para viajar de Moçambique para África do Sul ou vice-versa poderia levar quatro, cinco ou mais dias no troço Moamba-Ressano Garcia. A longa marcha de regresso foi sentida não apenas pelos que pretendiam cruzar a fronteira, como levaram por tabela pessoas como Madalena e sua família que pretendiam circular internamente.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction