Director: Lázaro Manhiça

Sigarowane: …ou é o gás que nos decapita - Djenguenyenye Ndlovu

É VERDADE. Há muita lágrima de sangue nas redes sociais: um estrangeiro levou um tiro na perna e ainda conseguiu salvar uns tantos humanos, igualmente estrangeiros, que os fusís da insurgência não poupariam. Morreram uns tantos contabilizáveis estrangeiros, em número de menos de dois dígitos, e as chancelarias entram em parampas. Dos incontáveis corpos de indígenas sem vida no chão poeirento, no capim verde das matas, nas ruas de Palma e outros lugares de azar, não fazem manchetes, não abrem os noticiários. Afinal são todas vidas humanas. Umas alinascidas, outras ali chegadas atraídas pelo dinheiro que não encontrariam noutros lugares onde os tiros mortais são apenas nos filmes.

Isto é horrendo…

Morre-se em Cabo Delgado.

Avacalha-se a soberania.

Das redes sociais sabe-se de helicópteros de combate da DAG em retirada do teatro de operações. Outros, de nacionalidade russa, chegarão e nos seus comandos estarão ucranianos. Os moçambicanos recentemente treinados  também andarão pelos ares no combate á insurgência, dizem as redes sociais. Mas parece ser o caso de se pretender matar uma pulga com um martelo. Há-de sempre falhar. A não ser que se enverede por aquela via de Solução Final, o que não é de pensar. Nem sequer em sonhos.

De primeira explicado como tendo origem no estrangeiro, com actores igualmente estrangeiros, parece que tão rapidamente a insurgência se indigenizou. Concurso; altos níveis de pobreza e a pobreza é uma das razões das guerras. Outro; fraca presença do Estado, o que não espanta já que diversidade de eventos menos bons desde que se fundou o Estado, podem não ter permitido a sua organização ao nível territorial.

Mas essa tese de estrangeiro não pode ser abandonada. De algum lado e com interesses muito concretos há-de estar a financiar a insurgência. A alimentá-la de modo a realizar os seus objectivos.

 A inteligência tem de explicar este assunto.

Um ex-presidente questionou, certa vez, se a experiência dos Veteranos de Guerra, incluindo os da Renamo (uma força opositora ao governo) estaria a ser utilizada no combate à insurgência em Cabo Delgado. Muitos disseram o que as suas mentes, certamente que doentias, autorizaram. Mas na verdade foi daquelas matas que jovens pobres e muito pobres, derrotaram um exército europeu. Um exército europeu muito bem equipado e com apoios de toda a natureza por parte de alguns países vizinhos.

São ainda vivos os actores desse teatro, que durou dez anos, embora não seja líquido que tal experiência vingue,não parece que seja de todo de ignorar. Estão aí, muitos já sem capacidade motora, é verdade, mas que podem, de certo modo, dizer da sua experiência e que pode ser útil aos bravos jovens que do nada sentem o chumbo a penetrar-lhes a carne, jovens que já nem sonham com a namorada que deixaram na aldeia com um “volto para nos casarmos”.

E a notícia é um tiro na aldeia. Uma donzela chorada. E já não é assunto de Cabo Delgado apenas.

Provavelmente todo o dito não resolva o problema lá no Norte do país, mas também não é menos verdade que os custos das operações até aqui são bastante pesados: o número de mortos pode estar para muito além do que é dito; a presença estrangeira no combate á insurgência é igualmente de custos bastante pesados; os deslocados internos e a desagregação de famílias são assuntos a não enjeitar entre tantos outros. E ninguém explica as razões dessa insurgência.

Que grande pôrra, pá!

Depois serão essas totais que colocarão a questão dos prazos e os seus custos e aí todos de mãos atadas. O País.

Origem estrangeira, sim. Mas quem é esse estrangeiro que financia essa insurgência?

Ou será o gás que nos mata, que nos decapita, que põem em causa a nossa soberania.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction