Director: Lázaro Manhiça

Belas memórias: O sonho por um Cabo Delgado melhor - ANABELA MASSINGUE(Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

 

QUANDO o jovem A.Z - Khinera emprestou o seu talento vocal na sua contribuição para o combate às uniões prematuras na província de Cabo Delgado, fê-lo e justificou na sua música Niwelele sana, (ouçam bem), que tudo era por um Moçambique melhor, por um Cabo Delgado melhor.

Ao pedir aos papás e às mamãs para deixarem as meninas estudarem, de modo a contribuir para um futuro melhor e uma vida saudável, deixando para trás as uniões prematuras, também o fez pelo sonho por um Moçambique melhor e um Cabo Delgado melhor.

É certo que um homem é diferente de uma máquina que pára ou avança, bastando imprimir um botão, pois o tempo que vai da recepção da mensagem e a mudança não é curto. Mas provavelmente,  o recado do músico já estivesse a produzir efeito no seio das comunidades visadas, depois deste alerta sobre o perigo que correm ao pautar poressa prática.

Porém, muitos pais e meninas de Cabo Delgado que poderiam embarcar nessa transformação viram tudo cancelado, de forma brutal, e suas vidas ensombradas, por estarem mergulhados num pesadelo sem precedentes.

São meninas que ainda a pensar em abandonar os casamentos prematuros viram as suas vidas encurtadas ou forçadas a separar-se de seus progenitores, irmãos, familiares e conhecidos, para viverem em lugar alheio, onde, eventualmente, não mais se avistarão com os seus entes.

Possivelmente, essas raparigas tenham saído de casa de mãos dadas com os seus irmãos, país, para, de um momento para o outro, tiverem que viver em famílias separadas por se terem perdido durante o trajecto de busca de segurança.

O tempo de se refazerem deste pesadelo, para os que tiverem tido sorte, poderá até ser muito mais longo e atrasar ainda mais a realização do hipotético sonho de um Moçambique melhor e de um Cabo Delgado melhor, cantado pelo jovem A.Z - Khinera.

Seja onde cada uma dessas raparigas estiver, levará tempo a gerir o trauma de ter visto cortada a esperança de contar com um irmão que vinha do mesmo ventre, uma vez separadas para sempre e sozinhas no mundo.

Também levarão tempo, seja em solo pátrio ou não, para repensar num futuro melhor porque as marcas do pesadelo podem ser indeléveis.

Estas linhas foram lavradas num momento em que muitos papás e mamãs, exortados pelo A.Z - Khinera a abandonar os casamentos prematuros, estão mergulhados em lágrimas.

Por um Cabo Delgado melhor, cantado pelo A.Z - Khinera, certamente pararam de sonhar aqueles que passaram horas a fio junto a um Porto, na esperança de receber seus familiares e ou notícia sobre o seu paradeiro, debalde.

Não sonharão ainda os que mesmo apanhando sono durante ànoite, fazem-no no meio de um vale de lágrimas e acordam na manhã seguinte para gerir mais um dia de incertezas.

A todas as raparigas vai uma homenagem e votos de um breve reencontro com as suas famílias, de modo a voltar a sonhar por um Cabo Delgado melhor.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction