PHC

Director: Lázaro Manhiça

PERCEPÇÕES: Prudência! - Salomão Muiambo(Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

A ISTO chamaria de desleixo grave, intolerável. Desrespeito por completo, a vida de outrem.

Desde que se anunciou, digamos, o desconfinamento de certas restrições, anteriormente tomadas para conter a pandemia de Covid-19, a vida parece ter voltado à normalidade.

Nas cidades de Maputo e Matola não se respeita o recolher obrigatório.Vivo na Matola e trabalho em Maputo e testemunho isso, diariamente. Há barracas de venda de bebidas alcoólicas a funcionar em pleno. De novo, está-se a sair dos quintas para os quais as pessoas se tinham “refugiado” quando foram anunciadas as medidas restritivas, para as barracas, tidas como locais de propagação do novo coronavírus. Por onde andam as autoridades? Aliás, não devemos esperar pelas autoridades para o cumprimento escrupuloso das medidas restritivas. Todos os segmentos da sociedade, ou seja, desde o líder religioso ou de partido político, passando pelos empresários, desportistas, professores, estudantes, operários e camponeses, artistas, desempregados, até ao mais simples cidadão, somos todos chamados a fiscalizar o cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19.

Há exemplos em África, na Ásia, Europa e América de países que registam actualmente, a terceira vaga de pandemia, como resultado da propagação da doença e também da rápida disseminação de variantes mais transmissíveis do novo coronavírus. E esta vaga é terrível. Altamente transmissível. As suas consequências, é só imaginar. Até porque já se fala da circulação em Moçambique de uma dessas variantes. A persistência de focos de incumprimento das medidas preventivas da Covid-19 em nada nos ajudará a combater a doença. Quem não se lembra do que aconteceu nos meses de Janeiro e Fevereiro, cá entre nós?

Temos que ser prudentes. A Covid-19 não dá tréguas.

A nossa Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) está a fazer uma boa “ofensiva organizacional” na sua área de competência. Precisa é do apoio de cada um de nós, na denúncia de casos de desleixo.

Cada um que faça a sua parte.!

Até para a semana!

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction