Director: Lazaro Manhiça

“QUANDO nasci, a minha mãe não tirou lágrimas depois de constatar o meu estado físico”. Esta é uma das mensagens coladas nas paredes da pequena casa onde vive Mércia Castela, na cidade da Maxixe.

Fiquei emocionado ao ler estas palavras, na segunda-feira, quando entrei naquela casinha acompanhando o governador provincial, que foi entregar uma encomenda enviada pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nysui.

Percorri todas as mensagens por ela escritas com os dedos do seu pé direito, enquanto Daniel Chapo transmitia os cumprimentos do Chefe do Estado.

Mercia faz parte dos jovens seguidores do Presidente Nyusi na sua página do Facebook, com quem tem trocado impressões sobre vários temas, sobretudo de governação.

Na sua última estada em Massinga, o Presidente da República visitou a casa da sua amiga Mércia, jovem que nasceu com deficiência física. Tem membros inferiores atrofiados, situação que a obriga a fazer tudo com os pés.

Embora sabendo da determinação com que enfrenta a vida - conheço a menina há sensivelmente dez anos -, naquela segunda-feira fiquei uma vez mais boquiaberto ao contemplar as mensagens que decidiu colar nas paredes da sua casa para dar boas-vindas ao governador da província.

Descontraída, a rapidez e facilidade com que esta estudante do quarto ano do curso de Direito na Universidade Pedagógica, Delegação da Maxixe, maneja os instrumentos, telefones, computadores é simplesmente espectacular. Tudo feito com os dedos dos seus pés sentada numa esteira.

Como Mércia, há naturalmente muitas pessoas com deficiência física no país, mas ela destaca-se pela determinação de encarar a vida e de não se auto-excluir dos convívios da sociedade. Ela é exemplo da superação.

O que não deixa de ser emocionante é o chamamento que faz à sociedade para a aceitar assim como ela é, pois não é anormal.

A última coisa que eu diria neste momento à Mércia é que aproveite da melhor forma o gesto deste seu amigo especial do Facebook.

Não felicitar o Presidente da República pela lição que deu, com este gesto, não seria sensato.

Victorino Xavier

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction