Sigarowane: E tinha que ser tarde!(6)  (Djenguenyenye Ndlovu)

 

O MUSEU está completamente povoado. As ruelas construídas no espaço estão grávidas. Mas os partos são, por assim dizer, rápidos. Para logo a seguir novos engravidares. Com muita saudade, deixa o local. Deixa Finca Vigia. E vai sonhando com o local acabado de deixar. Está com uma dor do catano no joelho. E sabe que é dos maus hábitos alimentares dos últimos dias. Terá de esperar pelo medicamento que vem de longe. Afunda-se no banco traseiro e não abre a boca. O Daniel e o companheiro fazem-no o favor de falarem entre eles. Que o companheiro por aqueles lugares viveu uns anitos. Mentalmente, revisita o Museu. Reviu então um casaco de Hemingway pendurado num cabide. Igualzinho ao que usava El Comandante. Mas ao lado deste, nas fotografias nas paredes de restaurantes e outros locais do museu, Hemingway aparece ou de camisa de mangas compridas puxadas até acima dos cotovelos, ou de mangas curtas e bem larga. O carro continua a rolar sobre o cimento. Nas redondezas de Havana. Das duas bermas da via, um arvoredo bem farto a oxigenar casas de concreto. Aliás, por aqui ainda não visualizado na de precário.

La Terraza de Cojimar, lês no luminoso letreiro pendurado na entrada. É um bar e restaurante. O carro é imobilizado logo juntinho à entrada. Apea-se e faz as três escadas e já está na varanda de La Terraza. à entrada do bar, um quarteto plantado junto à parede esquerda do bar, banha o espaço de rumba. Percorre um longo corredor que separa o balcão das mesas lotadas de gente ávida de música e com sede monstra. A cerveja a escorrer sobre as línguas esticadas. Ásperas. Aquece. Transpõem a porta do restaurante, sempre aberta, e logo no vértice de duas paredes, um busto de Ernesto Hemingway. Uma mesa. Uma toalha branca sobre ela. Quatro taças (que servem para vinho, mas que não recusam outro tipo de bebida) no centro da mesa. Quatro cadeiras e uma corrente bem grossa impede que qualquer turista vá ali sentar-se. A sala está cheia, mas ainda resta uma mesa de quatro. Ocupou-a. Ele e os companheiros. Ele virado para o busto. Reparou então que do lugar onde se sentava, Hemigway dominava o bar, desde a entradaaorestaurante. Nas costas, protegidas pelo betão, tinha o mar que as amplas janelas de La Terraza deixam contemplar. Conta-se que ele pescava ali ao largo. Depois encostava o barco e ia ocupar o seu assento ali no cantinho. Cantinho de lazer e de descanso depois de horas a fio no mar. Alguns barcos nas dengosas ondas do Atlântico. Banhistas de muitos lugares idos, gozam. Os quatro serventes de mesa, numa correria. E o patrão entra a ajudar. Que aquilo é obra. E finalmente os três pratos na mesa.

O quarteto da entrada do bar já está no restaurante, encostado a uma janela que, também, deixa ver o mar. Toca. Canta. E faz tocar. E faz cantar. Os que para ali foram cair no desejo de ver o busto. De também comer da cozinha de que Ernest comeu. Do bar de que Ernest bebeu. Do ar que Ernest respirou. Do gozo que Ernest viveu.

Comeram e beberam vinho tinto. Ele comprou um disco do grupo que tocava. Não porque assim o desejasse. Um dos elementos da banda assim o desejou. Acontece em todo o lado. Mas não chegou a ouvir uma única faixa. A aparelhagem recusava-se. cuspia o disco. Foram dez pesos, que valem bem o que valem. Em qualquer casa de primeira.

De Cojimar ao Hotel Nacional de Cuba não viu nada. Não sentiu a distância. E quando o carro parou defronte daquela monumentalidade, sentiu que estava com boa disposição. E ainda bem. Daí a hora e meia tinha um compromisso com um alto dignatário político. Dava tempo para moer o colchão. E no sono, La Terraza. O busto mais a corrente que impede eventual “profanação”de um espaço de vida e de festa de um homem celebrado, dia-a-dia, em Havana por turistas de vários quadrantes do Mundo, seus patrícios americanos incluídos: Erneste Hemingway. Os músicos e a pobreza do escuro no lotado restaurante, estão nessa inebriante celebração.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction