Director: Júlio Manjate

Limpopo: Joguemos limpo, Clube do Chibuto! - César Langa - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

DEPOISde muitas dificuldades vividas nos princípios da década de 90, que acabaram afectando o futebol moçambicano, com a não realização de campeonatos nacionais de forma regular, eis que, finalmente, se encontrou uma via para o retorno à competição clássica de todos contra todos, em duas voltas, ao mesmo tempo que nascia a Liga Moçambicana de Futebol (LMF).

Trata-se de uma instituição que tem por incumbênciagerir o campeonato nacional, conhecido por Moçambola, cujos meios são conseguidos na base daconjugação de esforços entre parceiros, como empresas públicas, entidades privadas, comunicação social e outros. Esta parceria, tal como ficou claro desde a sua génese, rege-se com base no estabelecimento e na observância de deveres e direitos entre os envolvidos, cada um fazendo a sua parte.

Nos artigos dos seus regulamentos, acredito que a Liga Moçambicana de Futebol não abre espaço, nem por omissão, para a ocorrência de arbitrariedades, incluindo a componente que tem a ver com a fixação dos preços dos bilhetes. Por isso, é básico que todos saibam do papel dos órgãos de informação nos palcos do Moçambola, espaço em que ninguém (cada um fazendo a sua parte)nunca deve ser vedado, sob pena de se incorrer em crime contra o direito à informação.

Pode ser que um clube seja encarado como pessoa colectiva de direito privado, ou algo parecido, mas a partir da altura em que participa do Moçambola, gerido pela Liga Moçambicana de Futebol, que gere os fundos provindos de instituições públicas, fica sujeito a obedecer às regras do jogo.

É aqui onde entra o Clube do Chibuto. Esta colectividade, de forma recorrente, não tem sabido manter uma parceria sã com a comunicação social, por razões que só podem ter a ver com a (falta de) gestão de emoções. Os gestores do Clube do Chibuto, único representante da província de Gazano Moçambola, têm-se recusado a colaborar com os órgãos de informação, facto que se verifica nos momentos finais dos jogos, em que se torna necessário ouvir os intervenientes. Pura e simplesmente vedam o acesso ao local das entrevistas, sem nunca darem motivos plausíveis para tal procedimento. E o cenário torna-se ainda mais grave quando o resultado final não coincide com as expectativas levadas para o jogo

No domingo passado, por exemplo, a mesma cena voltou a repetir-se. O Clube do Chibuto acabava de perder o jogo diante do Costa do Sol, e quando chegou a vez das entrevistas ninguém mais soube dizer onde estava a chave para abrir a porta que desse acesso ao local onde estavam os intervenientes. Primeiro, levou-se muito tempo na vã tentativa de se convencer aos homens do Chibuto para reconsiderarem a sua posição e depois os jornalistas foram sujeitos a vias alternativas, pondo em risco os tempos da antena dos órgãos como a rádio e a televisão, que estavam a transmitir o jogo em directo.

Penso que as autoridades da Liga Moçambicana de Futebol, através dos respectivos delegados aos jogos, deviam conversar com o parceiro Clube do Chibuto, no sentido de passar a facilitar o trabalho dos outros, com a consciência de que não estariam a fazer favor à Imprensa, mas ao público que tem em comunicação social o meio para saber e viver as emoções do Moçambola, independentemente das mesquinhas vontades dos donos dos campos.

 

Os órgãos de informação não devem ser vistos, no Chibuto, apenas como bons parceiros nos dias de vitórias, mas em todos os momentos, sem bajulações, nem coisa parecida, para a configuração da parceria, que é a base do relacionamento nas nossas actividades. E aqui fica um convite ao Clube do Chibuto para jogar limpo(po).

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction