Director: Lazaro Manhiça

PERCEPÇÕES - É hora de secundarizar a competição pelo voto: Salomão Muiambo (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

A SEMANA que vem é de grandes actos políticos que determinarão a vida dos moçambicanos no decurso do próximo quinquénio. Trata-se, em primeiro lugar, da cerimónia de posse dos deputados da Assembleia da República - o mais alto órgão legislativo no país, ao que se seguirá a investidura do Presidente da República - o mais alto magistrado da nação e, por último, as assembleias provinciais - órgãos de representação democrática.

Aos deputados da Assembleia da República esperamos por uma produção legislativa que corresponda, verdadeiramente, aos anseios dos moçambicanos. Aqueles que no dia 15 de Outubro do ano passado se dirigiram às urnas para a escolha dos seus dignos representantes na Casa do Povo. Esperamos uma maior qualidade nos debates e que na apreciação das suas proposituras prevaleça o consenso. Aliás, esperamos que, consensualmente, a Assembleia da República determine as normas que vão reger o funcionamento do Estado e a vida económica e social do país. Naturalmente que isso não será tarefa fácil, pois o partido Renamo, contestatário dos resultados finais da votação de Outubro, apesar de partir em número bastante reduzido, não vai facilitar, aliás, tal como o fez nas anteriores legislaturas. Na sua luta pela sobrevivência política, ela será obrigada a reinventar-se e até a socorrer-se de pensadores extra-parlamentares, em busca de subsídios para melhor defender as suas posições. Portanto, é chegado o momento de os eleitos para a Casa do Povo secundarizarem as diferenças políticas que caracterizam a competição pelo voto e dedicarem as suas energias em prol do desenvolvimento do país.

Diria isto igualmente ao Presidente da República eleito que, quarta-feira, receberá os símbolos do poder, nomeadamente, a Constituição da República, a Bandeira Nacional, o Emblema e o Martelo.

Ao reassumir as funções de Chefe do Estado, perante o testemunho de milhares de compatriotas e de várias personalidades nacionais e estrangeiras Filipe Nyusi vai comprometer-se a ser o Presidente de todos os moçambicanos, independentemente da filiação político-partidária, da crença religiosa, da idade ou sexo de cada um. Ser Presidente de todos implica respeitar e fazer respeitar o Estado de Direito Democrático e de justiça social, baseado no pluralismo político e de expressão, no respeito e garantia dos direitos e liberdades fundamentais de todos os cidadãos, independentemente de qualquer circunstancia que os diferencie, assegurando a igualdade de oportunidades. Até porque Filipe Nyusi sinalizou ao longo do seu primeiro ciclo de governação o compromisso que tem com os moçambicanos ou seja, com o povo, na qualidade de seu patrão. Ele próprio fará na próxima quarta-feira um balanço do quinquénio expressivo em realizações, em que a paz e a unidade nacional se consolidaram. Todos nós testemunhamos que à extensão e largura de Moçambique surgiram mais escolas e postos de saúde, estradas, pontes e ferrovias, melhorando a circulação de pessoas e bens. A água e a electricidade chegaram a zonas mais recônditas e sinuosas do país; a energia eléctrica levou para o campo o acesso as tecnologias de informação e comunicação, operando mudanças de vulto na vida da população. O que podemos exigir para o próximo quinquénio é que o Presidente da República mantenha o ritmo nos propósitos de servir o povo como seu patrão. Porém, para que tal aconteça é preciso que todos os moçambicanos abracem a causa do Presidente da República para que no final do mandato, em 2024, ele proclame alto e em bom tom: MISSÃO CUMPRIDA.

Até para a semana

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction