Director: Lázaro Manhiça

Retalhos e Farrapos: 2020 tem de acabar (Hélio Nguane-Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

 

ESTOU em suas mãos; não tenho como esconder os sentimentos que nutro por ti. Tentei camuflar, mas em vão, te pertenço, faltam-me forças para comandar os meus actos, sou emotivo ao extremo quando estás perto. Vivo-te, respiro a tua presença, és intensa, arrebatadora.

Nunca pensei que teria coragem para redigir algo a falar da sua influência sobre mim, mas é isso. És o fio de esperança, que tece o manto que me põeem pé. Mas hoje sei que tens de partir e tenho de aceitar.

Tenho muito a dizer, muito a argumentar, mas sei que estás decidida e nada te fará recuar, por isso tento perceber as suas expressões faciais, o teu tom de voz, os gestos e a postura. A decisão é firme, engulo a saliva a seco, lambo os meus lábios aflitos em tocar-te, nem que seja pela última vez.

Olho o teu corpo, recordo-me do ontem, sorrio, olho para tie volto a ficar com a cara amarrada. Sei que faltam poucos minutos para partir, que só terei a oportunidade de caminhar contigo por mais cinco ou 10 minutos, por isso tento tornar a conversa mais longa, mas tu já não tens argumentos, só uma decisão.

Fico em silêncio, espero uma reacção tua, mas também ficas em silêncio. Levantas-te, abres a porta, caminhamos lado a lado, olhamos para os fogos de artifício, das pessoas artificiais que já não te querem ao meu lado, reparo para a cobiça, dos que te vêemcomo presa e querem desfrutar alguns segundos de prazer contigo.

Seguro a tua mão, sinto que ela não está trémula, nem húmida, está seca e nada pode lubrificar os nossos sonhos partilhados. Deixo os seus dedos e percebo que és outra. Faltam segundos para me deixares só. Decido não olhar para os seus passos longe de mim, bloqueio-me para poder observar o futuro com optimismo e poder conversar o bom que vivemos. Penso gritar para todos ouvirem que fui feliz, mas a mágoa que sinto supera os sorrisos, mas respiro fundo, decido ser grato pelas lições que recebi, aprendi muito com o seu jeito atípico. Olho para a rua, percebo que uma mulher sorri para mim, aproximo, ela me para, mostra-me os fogos-de-artifício, segura o meu queixo, enxuga uma lágrima que teimava em pairar no meu rosto e eu retribuo com um abraço. De olhos fechados, reparo para os erros cometidos e o acertos do passado, escuto o meu coração a palpitar mais que o normal e decido segurar a mão dela para caminhamos com calma rumo a reconstrução dos cacos do meu eu. Penso em olhar para trás, mas um ano novo por cuidar e 2020 já vai tarde.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction