Director: Lázaro Manhiça

O LÍDER da Renamo, Ossufo Momade, convida a todos os membros da auto-proclamada Junta Militar, nas matas, para aderirem ao  processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), seguindo, assim, o exemplo de André Matsangaissa Júnior e de outros influentes da dissidência armada, contribuindo para o alcance da paz definitiva no país.

Momade formulou o convite esta semana, em Maputo, depois de receber em  audiência André Matsangaissa júnior, que acaba de resignar à Junta Militar da Renamo para abraçar o DDR. Na ocasião, Ossufo Momade felicitou-o pela iniciativa, convidando-o, de seguida, para se juntar à nobre missão de pacificar o país.

Matsangaissa Júnior apresentou-se ao líder da Renamo acompanhado por quatro membros da sua família e pelo enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para Moçambiquee presidente do grupo de contacto, Mirko Manzoni.

LEIA MAIS...

Comments

O PRIMEIRO-MINISTRO, Carlos Agostinho do Rosário, procede hoje ao lançamento do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

O mesmo tem como principal objectivo fornecer directrizes para a implementação priorizada da vacinação contra a Covid-19 de forma segura e eficaz, assegurando a equidade e qualidade na oferta da vacinação.

A introdução da vacina representa uma prioridade nacional para aliviar o impacto negativo a nível do sistema sanitário e socioeconómico da pandemia.

A vacinação constitui uma medida complementar para a prevenção da doença, pois confere uma protecção parcial pelo que deverão ser mantidas as medidas de prevenção não farmacológicas como o uso de máscaras, a lavagem das mãos, a desinfecção e o distanciamento físico.

Comments

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, acaba de autorizar a retoma das aulas presenciais em todos os subsistemas de ensino, que estavam suspensas desde 4 de Fevereiro, devido à tomada de medidas de contenção da propagação do novo coronavírus.

Na comunicação à nação proferida esta noite, Nyusi autorizou, igualmente a retoma de treinos das equipas do Moçambola, introduziu a obrigatóriedade de testagem semanal das equipas e observação de isolamento domiciliário para casos positivos.

Ainda no desporto, continuam suspensos os campeonatos e alerta aos cidadãos sobre a possibilidade de reversão caso haver subida de casos.

O Chefe do Eatado mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em lugares públicos e a aplicação de todos cidadãos na recepção das iniciativas preventivas.

Nyusi manteve outras disposições emanadas no decreto presidencial de 2 de 4 de Fevereiro e congratulo aos profissionais da saúde pelo empenho no combate à pandemia..

Comments

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, acaba de autorizar a retoma das aulas, a partir de segunda-feira (08), em todos os subsistemas de ensino, que estavam suspensas desde 4 de Fevereiro, devido à tomada de medidas de contenção da propagação do novo coronavírus.

Na comunicação à nação proferida esta noite, Nyusi autorizou, igualmente a retoma de treinos das equipas do Moçambola, introduziu a obrigatóriedade de testagem semanal das equipas e observação de isolamento domiciliário de casos positivos.

Ainda no desporto, continuam suspensos os campeonatos e alerta aos cidadãos sobre a possibilidade de reversão caso as haver subida de casos. O Presidente mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras e a aplicação de todos cidadãos na recepção das iniciativas preventivas.

Comments

O GOVERNADOR de Maputo, Júlio Parruque, adverte o sector dos Transportes e Comunicações na província para se precaver da corrupção e tráfico de influências, por serem crimes que penalizam duas vezes a governação descentralizada.

Júlio Parruque fez este pronunciamento há momentos, num breve encontro que manteve com os funcionários da direcção provincial dos Transportes e Comunicações, no âmbito da visita de trabalho que efectua a este órgão do Conselho Executivo Provincial.

O governante sublinhou que na governação descentralizada, cujo escopo é servir cada vez melhor a população local, o funcionário do sector dos Transportes e Comunicações não se deve deixar manchar e nem deve ser o elo mais fraco.

Parruque indicou que, no seu mandato, quer contar com funcionários que dão o máximo de si pois, estão ao serviço do dono do poder - a população da província de Maputo.

Ao mesmo tempo que exige transparência e cometimento do funcionário na prestação de serviços de qualidade à população, Júlio Parruque reconhece que é preciso criar condições necessárias e objectivas para que este realize as suas tarefas da melhor forma, especialmente neste tempo da Covid-19.

Depois da direcção pProvincial dos Transportes e Comunicações, Júlio Parruque escala, ainda hoje, a o sector da Cultura e Turismo, com o objectivo monitorar o funcionamento das direcções provinciais e aferir o grau de implementação do Programa Quinquenal do Conselho Executivo Provincial.

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction