Director: Júlio Manjate

O Primeiro-Ministro Carlos Agostinho do Rosario, participa, de 18 a 19 de Novembro, no 5º Fórum Global de Negócios de África, em Madinat Jumeirah, Dubai, Emiratos Árabes Unidos, em representação de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República, segundo um comunicado a que o Noticias Online, teve hoje acesso,

 O Fórum Global de Negócios de África realiza-se de dois em dois anos, sob os auspícios da Câmara da Industria e Comércio do Dubai, e conta com a participação de empresários dos Emiratos Árabes Unidos e de paises africanos.

Um dos principais objectivos deste evento é o de facilitar o estabelecimento e desenvolvimento de parcerias entre empresários daquele país do Médio Oriente e os de África.

Segundo o comunicado, a presente edição tem como tema: ʺa importância do desenvolvimento sustentável como motor e catalisador do progresso económico e social em África, as principais tendências que impulsionam a próxima fase do crescimento do continente, empreendedorismo, tecnologia e inovaçãoʺ.

 Durante a sua estadia em Dubai o Primeiro-Ministro , para além de participar no Fórum de Negócios , será recebido , em audiência de cortesia, por Sua Alteza Sheikh 2 Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, Vice –Presidente e Primeiro Ministro dos Emiratos Árabes Unidos e Emir de Dubai.

O programa de trabalho de Carlos Agostinho do Rosário, inclui ainda a realização de vários encontros com empresários daquele país que estão interessados em investir em Moçambique nos diferentes domínios de actividade económica e social.

 Nesta sua deslocação aos Emiratos Árabes Unidos o Primeiro-Ministro far-se-á acompanhar pelo Vice-Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Augusto sousa Fernando, e pelo Vice-Ministro da Indústria e Comércio, Júlio Pio, bem como de quadros do Gabinete do PM, do MINEC e da Agência de Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX).

Comments

O sector energético no país tem vindo a registar um crescimento assinalável, nos últimos anos, sobretudo, com a expansão da rede de comercialização de combustíveis líquidos, associada ao aumento do parque automóvel e industrial.

Esta evolução do sector energético nacional, está ainda associada ao surgimento e desenvolvimento do mercado do gás natural, com a exploração de hidrocarbonetos em diversas áreas do nosso país.

Estas constatações foram apresentadas hoje em Maputo, pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que falava na cerimónia de tomada de posse do Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora de Energia, Paulo António da Graça.

A fonte referiu que apesar deste crescimento, há ainda alguns desafios associados a questão de segurança e estabilidade energética, bem como, da necessidade de fazer face ao fenómeno do aquecimento global.

Do Rosário acrescentou que para responder a estes desafios, foi criada a Autoridade Reguladora de Energia – ARENE, através da transformação do Conselho Nacional de Electricidade – CNELEC, que era um órgão de consulta em matérias ligadas a área da electricidade.

A ARENE passa a ter poderes de regulação e supervisão dos subsectores da electricidade, gás natural, combustíveis líquidos e energias renováveis, assegurando deste modo, o alinhamento do sector da energia às melhores práticas internacionais.

Comments

O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu uma mensagem de felicitações do antigo Presidente da República Unida da Tanzânia, Benjamin William Mkapa, pela reeleição ao cargo, nas eleições gerais e das Assembleias Provinciais de 15 de Outubro de 2019.

Um comunicado emitido pela Presidência da República afirma que a mensagem do antigo estadista tanzaniano refere que a vitória do Presidente Nyusi e da Frelimo é testemunho da confiança que os moçambicanos, não só nutrem pelo Chefe do Estado, pessoalmente, como também, da capacidade e determinação do partido vencedor de continuar a dirigi-los, firmemente, para a frente, nesta árdua viagem para os libertar das masmorras da pobreza e em busca do desenvolvimento sustentável.

“Não tenho qualquer sombra de dúvida que não só o povo moçambicano, mas também, o povo da região e do continente africano continuarão a beneficiar, imensamente, da Vossa rica experiência, sábia liderança, visão sensata e capacidade. Como Vosso vizinho e amigo, a Vossa vitória nutre em mim a esperança renovada de que as nossas, já, fortes relações de irmandade entre os nossos países e partidos irão se fortalecer, cada vez mais”, sublinha a mensagem do antigo Presidente da Tanzânia.

Comments

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu mensagens de felicitação do seu homólogo da República da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, e do Primeiro-Ministro da República da Índia, Narendra Modi, pela reeleição ao cargo, nas eleições gerais e das Assembleias Provinciais de 15 de Outubro de 2019.

Na mensagem, o Presidente da Bielorrússia endereça felicitações ao Chefe do Estado moçambicano e à Frelimo, pela vitória expressiva no pleito eleitoral de Outubro passado, indica um comunicado de imprensa emitido pela Presidência da República.

Segundo o estadista bielorrusso, o suporte convincente de cidadãos moçambicanos indica o acerto da política de fortalecimento do Estado e de mobilização da sociedade para solucionar problemas sócio-económicos actuais.

“Espero que as relações de amizade e confiança entre Bielorrússia e Moçambique vão continuar a promover a utilização eficaz do potencial da cooperação bilateral em vários domínios”, lê-se na mensagem do Presidente da Bielorrússia.

Por seu turno, o Primeiro-Ministro da Índia refere na sua mensagem que em nome do Povo e do Governo da República da Índia e no seu próprio nome, de felicita o Presidente Nyusi pela vitória expressiva nas Eleições Presidenciais e, também, pela vitória do Partido Frelimo nas Eleições Legislativas e das Assembleias Provinciais.

“A Vossa reeleição constitui uma indicação clara da confiança do povo moçambicano na Vossa forte e visionária liderança. Estou certo de que o Povo muito beneficiará da Vossa dinâmica Presidência. Excelência, com muito carinho, recordo-me da Vossa visita a Índia, em 2015 e da minha visita ao vosso belo país, em 2016. Estas visitas criaram o ambiente para reforçarmos, ainda mais, as relações amistosas e mutuamente benéficas entre os nossos dois países. Anseio continuar a nossa estreita interacção no Vosso segundo mandato para o bem-estar dos nossos dois povos”, sustenta o Governante indiano, no documento emitido pela Presidencia da República.

 

 

Comments

Os moçambicanos devem preparar-se para ser o epicentro do processo de transformação da economia, em resultado da exploração de recursos como o gás natural. Nesta perspectiva, o Presidente da República, Filipe Nyusi, considera que é tarefa de todos assegurar que as acções de pesquisa, produção e distribuição sejam feitas de forma transparente e responsável, contribuindo para a expansão e transformação da economia numa clara política de inclusão. LEIA MAIS

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction