O GOVERNO moçambicano determinou hoje (23), em sessão do Conselho de Ministro, a realização de funeral oficial para Daviz Mbepo Simango, falecido ontem (22) vítima de doença, numa clínica privada na República da África do Sul.
Até ao momento estão a ser criadas condições para a transladação do corpo para a realização do funeral, em data por anunciar.
Segundo a vice-ministra da Economia e Finanças, Lodovina Bernardo, que falava no final da sessão do Conselho de Ministro, a decisão justifica-se pelo facto de Daviz Simango ser presidente da autarquia da cidade da Beira e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), e membro do Conselho d Estado.
Durante a sessão, foi também apreciado o balanço do impacto das medidas de prevenção da Covid-19, no país, a avaliada a situação de emergência causada pelo ciclone tropical Guambe nas cidades de Maputo e Matola, em que a chuva destruiu 30 habitações e inundou 7.227 residências, disse.
Foi igualmente apreciado o programa de construção de aterros sanitários no país, para condicionar resíduos sólidos, o que vai permitir eliminar lixeiras a céu aberto até 2025, assegurou.