Director: Lázaro Manhiça

REPRESENTANTES da Frelimo, Renamo, MDM e do Partido Ecologista reconheceram que 2020 foi caracterizado por enormes desafios, relacionados com a pandemia da Covid-19, calamidades naturais, ataques terroristas em Cabo Delgado e a guerra no Centro do país.

Os pronunciamentos foram feitos ontem (02) num encontro organizado pelo Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), sob o tema “Balanço do Ano Político em 2020 e perspectivas para 2021”.

O porta-voz da Frelimo, Caifadine Manasse, disse que 2020 foi um ano de governação marcada por muitos desafios, mas que o executivo conseguiu, transformar esses desafios em trabalho e criar formas de acertar o passo.

“Nós fazemos um balanço positivo, uma vez que os moçambicanos fizeram tudo que está ao seu alcance para manter o país em pé e na rota do desenvolvimento. As instituições públicas continuaram a trabalhar e a pagar salários”, disse Manasse, que considera a paz como um factor fundamental para a consolidação do Estado de direito democrático, e os moçambicanos devem assumir o leme para enfrentar esses desafios.

Por sua vez, o representante da Renamo, Venâncio Mondlane, condenou aquilo que apelidou de subalternização da Assembleia República,quanto à questão do terrorismo em Cabo Delgado e defendeu a correcção dessa “falha”  este ano.

Mondlane falou ainda da proposta da Lei da Comunicação Social e Lei da Radiofusão, que considera um escândalo a começar pela própria definição do âmbito da lei, que “visa coartar e asfixiar a liberdade de imprensa, o direito a informação e também a liberdade de expressão”.

Por sua vez, Augusto Pelembe, do MDM, disse que “o país não estábom. O campo político contínuo perigoso. O exercício das liberdades de imprensa e de expressão continuam limitados pelos milicianos digitais e os esquadrões da morte, que atacam os que pensam de forma crítica”.

Para este cenário que o considera perigoso, Pelembe propõe que este ano a consciência política e o exercício da cidadania seja aberto.

“Que as redes sociais continuem a ser esses espaços onde a exposição do debate livre continue sem censura e sem limitação”, disse o representante do MDM.

João Massango, do Partido Ecologista, disse que no ano político 2020, a pandemia da Covid-19 mudou a vida, a forma de ser e estar, do ponto de vista político, económico e social.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction