PHC

Director: Lázaro Manhiça

OS órgãos de comunicação social têm contribuído bastante no combate à Covid-19, no país, através da disseminação de informação de qualidade e científica sobre a doença, o que vai auxiliar os cidadãos na tomada de decisões sobre atitudes e comportamentos a assumir em relação à pandemia.

Este posicionamento foi defendido, na manhã de hoje (14), pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago, numa palestra proferida na abertura da VIII Reunião Nacional da Sociedade do Notícias, que tem lugar hoje e amanhã na cidade de Maputo.

No evento que decorre sob o lema: “Garantido informação e Serviços de qualidade no contexto da Covid-19”, o governante sublinhou que, logo no início da pandemia, “a comunicação apresentou-se como um dos pilares mais importantes para o sucesso da resposta do país”.

Tiago avançou que em resultado da acção dos órgãos de comunicação social foi possível, massificar conhecimentos sobre a Covid-19, no seio da sociedade moçambicana.

De acordo com uma avaliação feita pelo Instituto Nacional de Saúde (INS), em colaboração com o Banco Mundial e UNICEF, em Maio de 2020, apenas dois meses após a notificação do primeiro caso em Moçambique, cerca de 64% da população moçambicana tinha conhecimentos sobre os sintomas da Covid-19 e 52% sabia o que fazer em caso de ocorrência de sintomas, disse.

Ainda segundo o Ministro, um outro estudo realizado pelas mesmas instituições em Setembro do ano passado, revelou que cerca de 83% da população inquirida tinha conhecimentos sobre as recomendações do Governo relativamente à Covid-19, nomeadamente, o uso de máscaras, distanciamento físico e lavagem frequente das mãos.

“Cremos que em Moçambique a imprensa tem contribuído de forma importante para o controlo da Covid-19 e tem também o papel de contribuir para a construção e consolidação da confiança entre os cidadãos e os intervenientes na resposta à situação de emergência sanitária”, salientou.

Para a fonte, além do impacto no presente, a pandemia da Covid-19 impõe transformações que vão seguramente influenciar o futuro das sociedades, do sistema de saúde, do sistema de educação, da comunicação social, assim como das empresas públicas e privadas.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction