Director: Júlio Manjate

TRÊS pessoas ficaram feridas ontem em resultado de igual número de ataques contra viaturas protagonizados por homens da Renamo em diferentes pontos da província de Sofala, em incursões que aconteceram um dia depois de uma outra levada a cabo por elementos daquele partido armado.

Os primeiros dois ataques ocorreram junto ao rio Gorongoze, entre o rio Save e a região de Muxúnguè, no distrito de Chibabava, enquanto o terceiro foi no posto administrativo de Nhamapaza, distrito de Marínguè.

Os factos foram confirmados ao nosso Jornal pelo comandante provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), Alfredo Mussa, o qual indicou que o primeiro acto ocorreu cerca das 8.00 horas e o segundo pouco depois das 11.00 do mesmo dia.

A incursão havida no troço Muxúnguè-Save, conforme deu a conhecer a nossa fonte, resultou em dois feridos, um grave e outro ligeiro, para além de avultados danos materiais. As vítimas, que se faziam transportar num camião e numa viatura ligeira seguindo no sentido Maputo-Inchope, encontravam-se até ao princípio da tarde de ontem sob cuidados médicos no Hospital Rural de Muxúnguè.

Mussa garantiu que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) já estão no terreno para permitir a livre circulação de pessoas e bens, apesar de que os atacantes contornam as suas posições.

Sobre o ataque de Nhamapaza o comandante da PRM em Sofala referiu que foi atingida uma viatura transportando quatro pessoas, uma das quais ficou gravemente ferida num dos membros inferiores.

Ainda ontem a PRM em Sofala convocou uma conferência de imprensa, na qual garantiu que há segurança nas estradas em Sofala, particularmente na EN-1, uma vez que unidades das FDS estão a patrulhar as zonas.

Tal afirmação foi feita em resposta a uma possibilidade colocada sobre o estabelecimento de colunas para acompanharem as viaturas que transitam, sobretudo na EN-1.

Esta é a segunda vez em 24 horas que homens armados da Renamo atacam viaturas na EN-1. Na quinta-feira outras três pessoas contraíram ferimentos na sequência de um ataque levado a cabo por elementos da “perdiz”.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction