A União Europeia (UE) saudou ontem o compromisso de Moçambique com a realização de eleições regulares, livres, justas e transparentes, exortando o país a assegurar uma paz definitiva.

O reconhecimento da UE ao empenho de Moçambique no fortalecimento da democracia consta de um comunicado conjunto divulgado ontem, na sequência da realização do encontro de Diálogo Político entre as duas partes, realizado recentemente na cidade de Chimoio, centro do país.

“A União Europeia saudou o compromisso de Moçambique de continuar a prática de realizar eleições regulares, livres, justas e transparentes”, lê-se na nota.

Nesse sentido, a UE congratula-se com a realização das eleições gerais e provinciais no dia 15 de Outubro deste ano.

Por seu turno, lê-se no texto, Moçambique felicitou a intenção da UE de enviar uma Missão de Observação Eleitoral.

A organização comunitária exortou ainda as autoridades moçambicanas a manterem-se empenhadas no estabelecimento de uma paz definitiva no país, em particular no cumprimento do calendário definido entre as partes para o desenrolar do processo de desmobilização, desmilitarização e reintegração e para a assinatura do acordo de paz.

“Moçambique acolheu a disponibilidade da União Europeia para manter e aprofundar o apoio ao processo de paz em curso, em todas as suas vertentes”, refere-se no comunicado.

Ilícitos podem levar ao tribunal dirigentes de órgãos eleitorais na Zambézia

Dirigentes de órgãos eleitorais de Morrumbala, na Zambézia, podem responder em tribunal por alegado envolvimento em ilícitos eleitorais.

O Procurador distrital de Morrumbala, Leonildo Cussaia, que confirmou o facto, explicou que segundo denúncias, os referidos dirigentes ter-se-ão recenseado mais de duas vezes, em postos diferentes.

 

“Estamos numa fase preparatória, ou seja, ainda não podemos avançar dados, porque, efectivamente, ainda não temos elementos mais do que suficientes para provar, ou não, se na verdade eles se encontram  envolvidos, ou os crimes de que vêm sendo indiciados fazem parte dessa responsabilidade criminal”, disse, segundo a Rádio Moçambique.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction