Director: Lázaro Manhiça

 

A Comissão Provincial de Eleições (CPE) de Gaza acreditou,até ao momento,243 observadores e 63 jornalistas para a cobertura do processo eleitoral que vai culminar com o sufrágio de 15 de Outubro próximo,em Moçambique.

A informação foi tornada pública,ontem, por Gilberto Langa, presidente da CPE, em conferência de imprensa havida em Xai-Xai, capital da província meridional de Gaza.
Segundo a fonte, a CPE continua a aguardar pela decisão do Fórum das Organizações Não-Governamentais de Gaza (FONGA) para a acreditação de 15 membros daquela agremiação da sociedade civil.
Explicou que o facto se deve a um impasse resultante de disputas internas no seio do fórum.
Langa deplorou o facto de alguns observadores, ao invés de realizaremo trabalho para o qual foram credenciados, estarem a tentar substituir aquilo que seria a missão dos jornalistas, com o agravante de estarem a publicar falsas informações para confundir a opinião pública.
“Queremos que os observadores sejam parceiros dos órgãos eleitorais e que troquemos opiniões em caso de ocorrência de uma eventual irregularidade, para uma possível correcção, e deixem de levantar falsosalarmes, para não confundir a opinião pública”,disse Langa, citado pela AIM.
Os esforços de todos os intervenientes, prosseguiu a fonte, devem ser no sentido de tudo ser feito paraarealização de eleições livres, justas e transparentes.
Num outro desenvolvimento, o presidente da CPE em Gaza considera que o processo eleitoral continua a registar um ambiente cordial,quando são decorridos 13diasapós o início da campanha eleitoral.
Reconhece, contudo, a ocorrência de alguns incidentes esporádicos, tais como destruição de material de propaganda dos partidos concorrentes,Frelimo, Renamo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), mas que não são suficientes para manchar o processo.

O bomambiente que se regista resulta do facto de a CPE estar a trabalhar junto dos partidos políticos,exortando-osa pautarem por uma postura de urbanidade e de total harmonia durante a campanha de caça ao voto, disse a nossa fonte.

 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction