Director: Júlio Manjate

A governadora da província  de Manica, Francisca Tomás, reiterou sábado o seu compromisso de trabalhar arduamente para melhorar as condições socioeconómicas da população.

Francisca Tomás falava momentos após a sua apresentação pública como nova governadora da província de Manica, durante uma cerimónia que teve lugar em Chimoio, capital da província de Manica.

A governadora foi eleita nas eleições gerais, legislativas e das Assembleias Provinciais de 15 de Outubro último.

Francisca Tomás substitui Manuel Rodrigues, que passou a assumir as mesmas funções na província de Nampula. Rodrigues concorreu como cabeça-de-lista ao cargo de governador pela Frelimo no último escrutínio.

Na sua intervenção, Francisca Tomás disse que ao assumir o comando da província está ciente dos desafios que irá enfrentar, todavia garante estar preparada para trabalhar em prol do desenvolvimento daquela região e do país, em geral.

Para a governante, o desenvolvimento da província não pode ser feito de forma isolada. A união é a principal 'arma' para a vitória que se pretende alcançar, para a melhoria das condições de vida dos moçambicanos.

"Fui escolhida para estar aqui em Manica e convosco trabalhar para o desenvolvimento da nossa província. Neste trabalho conto com o apoio de todos”, afirmou.

Francisca Tomás diz acreditar que a contribuição dos residentes daquela província será possível atingir os objectivos esperados para o crescimento do país.

Recordou que a agricultura, saúde e educação constituem os principais desafios da sua governação, visto que só com uma população bem nutrida, saudável e devidamente formada é que se pode trabalhar para superar os obstáculos que retardam o progresso de Manica.

"Não estamos a querer dizer que os outros sectores de actividades sejam menos importantes. Mas a saúde, educação e agricultura devem ser olhados por todos como sendo fundamentais para o bem-estar da população. São a chave para o desenvolvimento do país", vincou recebendo uma salva de palmas dos presentes.

A mandatária do Governo central, Augusta Maita, pediu à população para que colabore com a governadora no exercício das sua actividade para o cumprimento integral do manifesto apresentado durante a campanha eleitoral, ora transformado em Plano Quinquenal (2020/24).

Acrescentou que a governadora não traz uma varinha mágica para resolver os problemas da população. É apenas uma pessoa eleita pelo povo aquando das eleições para conduzir os destinos da província.

"Vamos dar o nosso apoio para que faça uma escolha ideal daquelas pessoas que vão trabalhar lado a lado com ela para encontrar solução dos problemas da população", disse Augusta Maita.

A nova governadora recebeu os símbolos de poder, incluindo a bandeira da República, martelo, Constituição da República e a lei sobre o processo de descentralização.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction