Director: Lázaro Manhiça

Os Estados-membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) concordam que só com uma acção coordenada entre si será possível viabilizar o objectivo comum de conter a propagação do novo coronavírus na região.

O Conselho de Ministros da organização reuniu-se ontem em teleconferência para concertar ideias sobre como melhorar o combate à pandemia do Covid-19, doença que, só em África, já atingiu trinta dos 54 países que integram o continente, com registo de uma vítima mortal.  

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, disse a jornalistas que a região está a adoptar várias medidas no âmbito da prevenção da doença, uma das quais é o encerramento de algumas fronteiras para facilitar o controlo da circulação de pessoas.

“A região está a coordenar esforços para evitar que a pandemia afecte drasticamente a economia, porque isso pode ser trágico para a vida das comunidades, que já estã oa viver situações de pobreza”, disse Verónica Macamo, assegurando que os ministros  das áreas económicas da região já estão a prestar atenção a este aspecto.

A ministra explicou que o esforço da SADC é orientado para fazer as pessoas entenderem as medidas de prevençã ocomo as mais importantes para travar a entrada e propagação da doença.

A nível nacional, Verónica Macamo explicou que também foram tomadas medidas importantes, assegurando que, em função dos desenvolvimentos que a doença for tomando, o Governo poderá adoptar procedimentos adicionais para reduzir a vulnerabilidade do país.

Saudou o ministro da Saúde, Armindo Tiago, e sua equipa, pelo importante trabalho que vem sendo desenvolvido pelo sector, que permitiu que até este momento não haja registo de nenhum caso de infecção com o coronavírus em Moçambique.

Alguns países que partilham fronteira com Moçambique, nomeadamente a África do Sul, Tanzania e Suazilândia, já reportaram casos de infecção com o novo coronavírus.

A reunião do Conselho de Ministros da SADC, que terminou ainda ontem, tinha oito pontos na agenda para debate, entre os quais a questão do novo coronavírus; o Programa 2050 da organização; a avaliação das últimas decisões tomadas pelo Conselho Executivo; e os 40 anos da organização.

A SADC decidiu suspender todos os eventos e encontros programados até que a pandemia do coronavírus, que assola vários países do mundo, esteja normalizada e controlada.

Alternativamente, a organização está a recorrer à teleconferência, videoconferência e outras plataformas para reuniões virtuais, de modo a manter o necessário diálogo e troca de informações, e consequente articulação em torno da agenda comum. 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction