Director: Júlio Manjate

AS festividades do Dia Internacional do Trabalhador, celebrado em todos os anos a 1 de Maio, estão canceladas em todo o país,com vista a evitar a propagação da pandemia do Covid-19no país, que até domingo havia registado o primeiro caso.

Esta medida é em resposta a uma das recomendações do Presidente da República, Filipe Nhuyi, segundo a qual nenhum evento de carácter social deve juntar mais de 50 pessoas.

Habitualmente, as comemorações do primeiro de Maio juntam mais 10 mil trabalhadores do sector público e privado, partidos políticos, bem como grupos informais. 

Neste contexto, todos os preparativos para a comemoração da data foram cancelados no território nacional. Alexandre Munguambe, secretário-geralda Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTM-CS), lembrou que o Dia do Trabalhador chegaránuma altura em que todos moçambicanos estarão envolvidos na luta contra a pandemia do e,como forma de prevenção,o comité executivoda maior organização sindical do país, decidiu cancelar todas as celebrações por ocasião da data.

Matsinhe sublinhou que nenhum trabalhador pode ser expulso ou ver os seus direitos violados, por estar infectado ou impossibilitado de ir ao seu posto de trabalho por causa desta doença.

O dirigente sindical exortou as empresas para cumprirem com as medidas de precaução,tais como a higienização dos balneários, suspensão do uso de bafómetros colectivos e outros instrumentos de controlo que passam pela boca.

Apelou, igualmente, às empresas para apoiarem os trabalhadores em meios de prevenção,nomeadamente em gel de mãos, máscaras, entre outros.  

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction