Imprimir
Categoria: Política
Visualizações: 1130

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, manteve contacto telefónico, esta segunda-feira, com o seu homólogo da Finlandia, Sauli Niinistö, durante o qual os dois estadistas congratularam-se pelos 45 anos de relações diplomáticas entre os dois países e povos.

Segundo uma nota publicada na rede social Facebook do Chefe do Estado, Nyusi destaca que Niinistö felicitou-nos também pelo processo de consolidação da paz efectiva no país, consubstanciado pelo reinício do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração ao abrigo do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado, em Agosto de 2019, entre o Governo de Moçambique e a RENAMO.

O governante finlandês condenou veementemente as acções terroristas protagonizados por grupos armados em alguns distritos do norte da província de Cabo Delgado, encorajou e felicitou o Governo pelas medidas que tem tomado para fazer face a este fenómeno, sublinhou Nyusi.

"Durante a interacção trocamos informações sobre a sua experiência no combate à pandemia da Covid-19 e abordámos a necessidade de nos juntarmos aos esforços globais e conjuntos para debelar este flagelo que vem assolando o mundo desde Dezembro de 2019", afirma o Presidente na sua rede social.

Igualmente, manifestámos interesse em reforçar a cooperação bilateral nas áreas político-diplomática e socioeconómica, sobretudo a necessidade de incrementar as trocas comerciais e investimentos, referiu Nyusi.