Director: Lázaro Manhiça

O ENVIADO pessoal do secretário-geral das Nações Unidas para Moçambique e presidente do Grupo de Contacto, Mirko Manzoni, anunciou este sábado que foi oficialmente encerrada a primeira base militar da Renamo no âmbito do reinício das actividades do processo de Desmobilização, Desarmamento e Reintegração (DDR).
 
O enviado do secretário-geral da ONU afirmou que uma equipa de inspecção devidamente equipada, incluindo representantes do Governo, da Renamo e da Comunidade Internacional, partiu a pé do posto administrativo de Dondo, em Sofala, para inspeccionar a base da Renamo situada nas proximidades, a duas horas e meia de distância.
Manzoni assegurou que a equipa de inspecção encontrou a base sem pessoal, armamento e outros materiais perigosos.
 
Acrescentou que foi devidamente elaborado e aprovado por todas as partes um relatório exaustivo e um documento de encerramento.
Para o enviado pessoal do secretário- geral da ONU, isto representa um avanço significativo no processo DDR.
 
 Mirko Manzoni informou que todos os antigos combatentes da base estão agora em casa e a iniciar novas vidas, o que, para as comunidades da zona, marca um regresso à paz.
“Continuaremos a trabalhar no sentido de encerrar todas as bases e de assegurar uma paz definitiva”, concluiu o enviado pessoal do secretário-geral da ONU para Moçambique. (Notícias/RM)

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction