Director: Lázaro Manhiça

O PRESIDENTE da República acaba de anunciar novas medidas de abertura no país, depois de meses de restrições para conter a covid-19. Assim, Filipe Nyusi, comunicou a retoma das actividades desportivas, a partir de 15 de Novembro proximo, e retoma das aulas da sétima classe e de alfabetizaçao de adultos, apartir do dia 2 próximo.

Nyusi falava no início da noite de hoje (29) numa comunicação à Nação no âmbito da situação de calamidade pública, em vigor desde Setembro último.

O Chefe de Estado decidiu manter as medidas de contenção à propagação da Covid-19, tendo ordenado a fiscalização e penalização dos que não cumprirem com a quarentena e outras medidas de prevenção, bem como alargar a monitoria dos indivíduos infectados.

Numa primeira fase, neste reinício de campeonatos desportivos nacionais, as partidas realizar-se-ão à porta fechada, isto é, em público nas bancadas. Foram ainda reabertos os treinos de quase todas as modalidades desportivas colectivas que têm compromissos internacionais, como os campeonatos da COSAFA, em futebol e voleibol, assim como para modalidades singulares.

Os treinos e jogos devem ser retomados mediante a observação do protocolo de saúde. Nas modalidades individuais está aberto o ténis, natação, automobilismo, motociclismo, ciclismo, vela e canoagem.

Nyusi criticou o incumprimento no uso obrigatório de máscaras, a superlotação dos transportes públicos de passageiros, as enchentes nas cerimónias fúnebres, a persistência de aglomerados e o consumo de álcool em locais públicos, à excepção de restaurantes, onde é permitido de forma limitada.

Durante a sua locução, Nyusi reconheceu o trabalho da Polícia Municipal, dos profissionais da saúde que se empenham no combate à doença. Caso as medidas não forem observadas, o Presidente pode recuar para novas restrições, avisou.

Disse igualmente que as cartas de condução caducadas emitidas até 31 de Dezembro; Os viajantes com testes PCR que tenham feito testes em menos de 72 horas estão isentos de quarentena e as crianças de 0 à 11 anos ficam também isentas de apresentar testes de Covid- 19 ao entrarem em Moçambique. A tendência de casos na cidade de Maputo nos preocupa sobremaneira e continuamos atentos e vigilantes, referiu.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction