Director: Lázaro Manhiça

O PRIMEIRO-MINISTRO, Carlos Agostinho do Rosário, e o presidente da Tanzania, John Magufuli, abordaram, quinta-feira em Dodoma, temas como deslocados, terrorismo e paz na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O encontro aconteceu depois de o Primeiro-Ministro participar na investidura de Magufuli,  reconduzido para o segundo mandato nas eleições realizadas recentemente no país vizinho. Do Rosário tomou parte no evento, em representação do Presidente da República e em exercício da SADC, Filipe Nyusi.

A cerimónia de investidura de John Magufuli, 61 anos, teve lugar no  Jamhuri Stadium, em Dodoma, que, gradualmente, vai se assumindo como capital política da Tanzânia, estatuto projectado pelo falecido presidente Julius Nyerere.

O acto de posse foi antecedido de uma demonstração do poder militar e paramilitar efectuada pelas Forças de Defesa e Segurança daquele país.

No encontro, os dois dirigentes afloraram assuntos de interesse mútuo e, no final, o PM disse a jornalistas que trocaram pontos de vista sobre os deslocados, situação do terrorismo que afecta ambos países, e a vontade de trabalhar com o Governo tanzaniano para o estabelecimento e consolidação da paz na região.

“A paz e a estabilidade são determinantes para o desenvolvimento nos dois países e toda a região. Por isso, foi um encontro bom, pensamos que vamos continuar a trabalhar”, disse Carlos Agostinho do Rosário, acrescentando que a sua delegação levou para o povo tanzaniano a fraternidade, amizade e cumprimentos do povo moçambicano.

Moçambique e Tanzânia mantêm relações amistosas e históricas que remontam do período anterior à luta de libertação nacional que teve naquele país o berço da sua efectivação.

“Foi uma ocasião para podermos reforçar as relações de irmandade e as relações de cooperação e de vizinhança. Como podemos saber, Tanzânia não é simplesmente um país da SADC, é um país irmão, que desempenhou um papel fundamental para a luta contra o colonialismo” , lembrou.

Acrescentou que os dois países estão conscientes de que devem estar juntos na luta para a estabilidade, paz e progresso, do mesmo modo que aconteceu na luta contra o colonialismo.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction