Opinião

Politica

A população do distrito de Boane, província de Maputo, reprovou hoje a mensagem apresentada ao Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi. O acto aconteceu em ...

sexta, 19 julho 2019
Leia +

Nacional

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defende a necessidade de estabelecimento de uma base de cooperação e coordenação entre o Ministério Público, ...

sexta, 19 julho 2019
Leia +

Desporto

A ARGÉLIA sagrou-se, na noite de ontem, campeã africana de futebol, ao vencer na final o Senegal por 1-0, numa final disputada no Cairo, capital do Egipto. Os argelinos voltam ao ...

sexta, 19 julho 2019
Leia +

Beira

Retomou há dias a acção de captura de cães vadios na cidade da Beira, após uma interrupção na sequência do ciclone tropical Idai, ...

sexta, 19 julho 2019
Leia +
Pub
SN

Economia

Alcides Tamele O SECTOR privado deve começar a equacionar a aposta em produtos nacionais nas suas actividades como forma de promover a sua transformação e a ...

sexta, 19 julho 2019
Read more

Tecnologias

ESTÃO criadas as bases para o pagamento de subsídios aos beneficiários dos programas de protecção social básica, com o lançamento, ontem em Maputo, da ...

sexta, 19 julho 2019
Leia +

DECORRE na província de Nampula a III edição do festival de cinema e literatura denominado “Fim do Caminho”.

O evento, que encerra a 22 deste mês, tem lugar na cidade de Nampula, Ilha de Moçambique e no distrito de Mossuril e é organizado pela Fundação Teran, com o financiamento da Embaixada da Noruega e da Milles Morland Foundation.

Dos filmes a serem projectados destaque vai para “Maputo – Etnografia de Uma Cidade Divida”, e “O Grande Hotel”. Da realizadora Fábio Ribeiro, a primeira obra fala sobre a capital do país, espelhando duas realidades distintas dos espaços urbano e suburbano. Na zona urbana destaca a modernidade e no suburbano fala das dificuldades experimentadas pelos habitantes desta área no seu dia-a-dia.

Já o filme “O Grande Hotel”, da realizadora belga Lotte Stoop, conta a história do edifício da cidade Beira, em Sofala, que foi construído com o propósito de ser um majestoso hotel, mas que hoje é habitado por pessoas de poucas posses.

Refira-se que durante o festival o fotojornalista brasileiro Filipe Abreu vai igualmente realizar uma exposição fotográfica sobre o Grande Hotel.

Em Mossuril serão projectados diversos filmes produzidos na província de Nampula e falados em língua Emakhuwa, em salas de cinema improvisadas para o efeito na vila-sede deste distrito, bem como no Museu da Ilha de Moçambique.

Haverá também feiras de artesanato e de outros produtos característicos de Nampula, como M´siro, capulanas multicolores e objectos de adorno.

Na Ilha de Moçambique está projectado um encontro literário, intitulado “Nota de letras ao pôr-do-sol”, que terá lugar no Café Pontão, localizado na Ponte-Cais e em frente ao Museu da Ilha. Nesta tertúlia literária, os amantes das artes e letras terão uma conversa aberta sobre como uma cidade é capaz de inspirar o artista a produção de obras de arte.

 

Entretanto, no quadro desta iniciativa, o campus da Universidade Pedagógica – Delegação de Nampula, acolheu, sexta-feira, um fórum literário no qual se falou sobre as relações entre a escola, o livro e a leitura. Um outro painel reflectiu sobre o espaço da literatura moçambicana nas indústrias culturais.

O festival “Fim do Caminho” também inclui uma oficina de escrita na qual participarão estudantes da Escola Secundária da Ilha de Moçambique e um workshop sobre cinema, fotografia e comunicação social destinado aos jovens e alunos da Escola Secundária de Mossuril.

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction